-
Arquitetos: zuzana&nicholas
- Ano: 2023
-
Fotografias:Clinton Weaver
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se da reestruturação de uma casa de 1910 em Red Hill, Brisbane, para acomodar a moradia e o escritório dos arquitetos. O projeto destaca-se por equilibrar a vida familiar e o trabalho, além das interfaces entre público, privado, rua, interior e jardim.
Ele concilia o espaço de estar para uma família de dois adultos e duas crianças pequenas, juntamente com um estúdio de arquitetura que tem uma interface pública com uma movimentada interseção urbana, inspirando-se em exemplos históricos de casas-loja e na vitalidade criada pelo empreendimento de uso misto. O estúdio de arquitetura ocupa o nível inferior, com acesso direto pela rua lateral. Uma tela de aço marca a borda da varanda que separa o estúdio da rua, enquanto permite vistas veladas entre os dois.
Grande ênfase foi colocada em espaços compactos os quais permitem que todos os ambientes sejam acomodados dentro da área da casa existente – preservando o espaço verde e minimizando a nova construção. Todos os espaços, tanto públicos quanto privados, têm conexão com o jardim através da reestruturação da parte posterior da casa existente, com grandes aberturas intensificando a conexão entre interior e exterior.
O estúdio, inserido 450mm no solo, tem direcionamento para a rua e para o jardim – os elementos de concreto moldados servem também como assentos, com a massa sombreada proporcionando uma temperatura estável e confortável, permitindo um espaço de trabalho ventilado passivamente durante a maior parte do ano. O estúdio assume uma qualidade semi-externa quando a grande porta de correr é recolhida. Esta é uma qualidade única para um estúdio de arquitetura / espaço de trabalho. Quando as portas de correr do estúdio se retraem, a estrutura restante é formada por concreto aparente e alvenaria, conferindo a sensação de uma gruta na borda do jardim, proporcionando alívio do clima quente e úmido.
O projeto busca criar um conjunto encantador e íntimo de espaços para viver e trabalhar. A sala de estar, cozinha e sala de jantar, anteriormente localizadas na parte sul, são reposicionadas em uma fileira de cômodos ao longo da parte norte, aproveitando a luz, o ar e a vista. Os quartos compactos agora ocupam confortavelmente a área mais escura ao sul. Em vez de um deck, a parede posterior da casa desliza para longe e traz o jardim proeminentemente à vista. O único banheiro é dividido em funções distintas, distribuídas ao longo da escada preenchida com livros que leva ao jardim.