-
Arquitetos: Juan Alfaro, María Emilia Lafranconi
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: Cedral, Durlock, FV SA , Reno, Roca, Superboard
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi gestado priorizando os atributos que oferecia o entorno natural do terreno. O lote apresentava uma topografia irregular, localizado em frente à margem do rio e rodeado por uma floresta de timbos (árvore típica da região do litoral argentino). Levando em consideração essas características particulares, optou-se como premissa projetual principal elevar a residência sobre o terreno natural, deixando livres as vistas em direção ao rio e procurando preservar as espécies arbóreas existentes.
A tipologia se desenvolve de maneira linear, de forma que todos os espaços olhem para o rio, propondo uma fachada transparente nessa orientação e mantendo os serviços na fachada oposta. Coincidindo, por sua vez, com a melhor orientação em relação à insolação da residência.
Seu volume é composto por um bloco vertical pelo qual se acessa a escada de entrada. Este articula dois corpos de cada lado e em diferentes níveis. No seu primeiro trecho, está o acesso para a área dos dormitórios e, no segundo, a área social (cozinha-sala de estar) a qual possui uma varanda como expansão, que se projeta entre as copas das árvores.
Por outro lado, e seguindo com essa ideia de cuidar dos recursos naturais; optou-se pela utilização de um sistema de construção a seco e revestimentos em seu estado original: concreto, aço, pedra, madeira e vidro.