-
Arquitetos: Zanatta Figueiredo
- Área: 245 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pedro Ocanhas
-
Fabricantes: Empire Marcenaria, Esquadrimax Esquadrias de Alumínio, Gesso Fátima, O Marmorista
Descrição enviada pela equipe de projeto. O príncipio do projeto foi a materialização de um quintal de casa nas alturas, inserindo aromas e cores do jardim no cotidiano dos moradores. O maior gesto para re-organização da planta foi a transferência da cozinha original para o setor junto ao jardim e piscina, dotando-a de caráter duplo: uma cozinha funcional para o dia-adia e espaço para encontros e festas integrados ao terraço.
Está relocação também equilibrou a proporção entre a área social e privativa do pavimento como um todo: conformaram-se dois quartos de solteiro maiores destinados ao filho do morador e a hóspedes, e por fim uma Suíte Master bem dimensionada. Com a cozinha locada para além da construção original do prédio, possibilitou-se a execução da nova cobertura do ambiente com pé direito generoso de 3,5 m e amplos planos de vidro passíveis de sombreamento através de persianas retráteis.
Já a área externa original foi completamente remodelada em uma composição de platôs de deck de madeira, pedras cimentícias e grama, além de generosas floreiras e algumas pequenas árvores, cuidadosamente especificadas pelo escritório de Paisagismo. A piscina foi reaproveitada, porém reforçada e revestida com novos ladrilhos.
Na área interna, aproveitou-se a laje de cobertura plana com vigas invertidas como estética e textura, descascando-a e compondo sua volumetria com as paredes e marcenaria. O protagonismo é direcionado à estante de serralheria, atirantada em um pórtico de aço, que aqui atua como alegoria para dar a impressão que sustenta a laje de concreto.
Ao longo da estante, a sala transiciona da área social para a privativa, passando pelos instrumentos musicais, até o home theater. Pelo corredor se chega à ala privativa, onde os quartos foram tratados com marcenaria de cor branca e madeira clara, buscando dotar este setor de "silencio visual", fazendo um contraponto a área social, com temática de design mais provocativo. Os banheiros foram uniformizados com texturas cimenticias de porcelanato e massa, numa paleta uníssona evocando mais uma vez o conforto e acolhimento que os espaços privativos sugerem.