-
Arquitetos: Atelier MEME
- Área: 95 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Shinkenchiku-sha, Takuya Shimosato
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao projetar para um cliente que busca um refúgio da agitada vida cotidiana, criamos essa casa para os finais de semana em Futtsu, Japão, como um santuário de liberdade e tranquilidade. Situado ao longo da costa, perto da Baía de Tóquio, este retiro idílico oferece uma vista ininterrupta do vasto panorama marítimo. Assentada em uma colina suave, a residência possui uma vista clara do Monte Fuji em dias ensolarados, enquanto do lado oposto, montanhas exuberantes se erguem com sua densa folhagem quase abraçando a propriedade. Reconhecendo o encanto do mar e das montanhas, projetamos um espaço que naturalmente direciona o olhar para fora em todos os momentos.
Inicialmente, consideramos uma parede sinuosa ou uma estrutura que gerenciasse meticulosamente a conexão interior-exterior, ajustando o tamanho e a posição das aberturas. No entanto, essa abordagem excessivamente fixada em limites, parecia forçada e artificial.
Com o objetivo de reconstruir a relação entre a arquitetura e seu entorno de maneira mais generosa e expansiva, voltamos nossa atenção para o telhado. Dividimos o telhado em quatro seções, cada uma alongada em direção ao solo. Na lateral voltada para o quintal e o espaço de estacionamento, o telhado foi estendido para criar uma área espaçosa sob o beiral. O espaço entre o beiral lateral e o piso do segundo nível foi designado como uma abertura.
Abaixo do telhado, criamos um espaço coeso de um único ambiente. A estrutura superior, composta por vigas e caibros, foi intencionalmente deixada exposta, criando um contraste marcante com a estrutura inferior de pisos e paredes revestidos com materiais de construção convencionais. Esse contraste acentuou ainda mais a natureza dinâmica do telhado. Essas manipulações arquitetônicas criaram um espaço que exala uma sensação de aconchego, com uma abertura que se estende em várias direções. Este espaço oferece vislumbres dos humores mutantes do mar, da vegetação exuberante das montanhas e das texturas únicas das formações rochosas. O canto dos pássaros e o som suave das ondas acrescentam uma camada de conforto e tranquilidade ao espaço.
O cliente visita esta edificação quase todos os finais de semana, às vezes contemplando o mar enquanto está perdido em pensamentos, e em outras ocasiões desfrutando de noites divertidas tocando música com amigos. Espera-se que esta casa continue oferecendo um espaço para lazer e satisfação, atendendo aqueles que a utilizam.