-
Arquitetos: Alterstudio Architecture
- Área: 3494 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Casey Dunn
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Westbrook oferece um modelo alternativo de construção nos subúrbios amplos de Austin, Texas, pós-guerra. Ela acompanha as mudanças demográficas do bairro, que era mais simples, sem perder seu caráter horizontal. Em uma área onde quase todas as propriedades usam ao máximo o índice de aproveitamento permitido (FAR), seja com ampliações exageradas ou novas construções imponentes, a casa de 324,6 m² preserva a escala histórica do bairro, com um tamanho discreto visto da rua. Seu design cuidadosamente planejado reflete o novo valor da região de maneira sutil. Ao manter uma proporção menor entre construção e jardim, a casa foi posicionada para que os moradores vivam integrados à natureza, interagindo com os jardins ao redor da construção.
Quatro volumes de alvenaria se unem ao redor de uma área central de convivência, que se abre para as paisagens ao redor. As áreas comuns estão nos espaços entre esses volumes, com janelas do chão ao teto feitas no local e cobertas por um teto contínuo. Os volumes de alvenaria são revestidos com tijolos de calcário e têm aberturas de aço, criando um ambiente mais íntimo. Acima dos espaços entre os volumes, há outro volume revestido em aço; nele, chaminés de luz foram abertas, trazendo iluminação natural inesperada e criando novas vistas no ambiente.
Além disso, a residência apresenta dois modos distintos de separar os ambientes internos. Os volumes de alvenaria criam cômodos fechados e íntimos, isolados dos espaços ao redor, enquanto também definem uma área comum fluida e dinâmica entre eles, conectada diretamente ao exterior. Assim, a família vive em um equilíbrio entre o mundo tradicional e o moderno, movendo-se entre os espaços conforme o ambiente ou a necessidade do momento.
A casa, de tamanho adequado e disposta em um único andar, foi planejada para que a família possa envelhecer no local, cercada pela natureza e próxima tanto dos vizinhos quanto das comodidades de Austin. Embora o valor do bairro continue a subir e novas casas substituam as antigas, a ideia é que esta residência sirva como modelo para futuros projetos, onde o jardim tenha mais destaque que a construção, e os moradores possam viver imersos na natureza e, ao mesmo tempo, próximos dos vizinhos.