-
Arquitetos: HOT DESIGN
- Área: 4158 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Junnan Liu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no lado norte do cruzamento da Hulin Middle Road com a Zhujiang North Road, no distrito de Huangpu, em Guangzhou, o Centro de Exposições está situado na praça central do CANNANO Park. A estrutura tem formato de cúpula, com diâmetro de cerca de 39 metros e altura de 21 metros, e ocupa uma área total de 4.158,99 m². O nível subterrâneo, com 992,63 m², é destinado a equipamentos e áreas de utilidade, enquanto os três andares acima do solo somam 3.166,36 m², usados principalmente como salas de exposições, áreas de recepção e para conferências acadêmicas. O Centro de Exposições será um símbolo importante para mostrar as conquistas em pesquisa, sediar exposições externas e lançamentos de mídia, com a ambição de se tornar um dos principais centros de nanotecnologia do mundo, com várias inovações globais.
O edifício do Centro de Exposições é composto por dois sistemas independentes: uma estrutura esférica de casca reticulada em glulam e uma estrutura principal de aço. A casca reticulada esférica, feita de madeira laminada colada, foi inspirada no conceito da "sequoia", uma árvore gigante. Ela se eleva a partir do centro do terreno e se espalha para fora à medida que se aproxima do topo da parede de vidro, formando uma forma geométrica parecida com o "miolo da maçã". A rede de madeira entrelaçada simboliza o apoio mútuo e o crescimento conjunto de várias disciplinas, especialidades e equipes, sempre em busca da excelência acadêmica, expandindo-se pelo país e criando um legado de sucesso.
As principais áreas funcionais do edifício são compostas por estruturas de aço, com três conjuntos de "núcleos", formados por duas escadas e salas de equipamentos logísticos, dispostos a 120 graus entre si, funcionando como suporte vertical principal. Isso permite que as lajes do segundo e terceiro andares se projetem para fora, criando um espaço funcional suspenso sem colunas, o que aumenta a sensação de pureza e transparência no interior do Centro de Exposições.
A principal função do primeiro andar do Centro de Exposições é o salão de exposições, dividido em cinco seções: hall de introdução, inovação, empreendedorismo, criação e realização de sonhos. O segundo andar é dedicado a salas de conferências acadêmicas, um salão multifuncional para eventos e uma área aberta para leitura de livros, atendendo às necessidades de intercâmbio acadêmico e recepção de visitantes. O terceiro andar é uma plataforma panorâmica interna de 360°, com áreas para lançamentos de mídia, um bar de café e água, e um espaço para eventos e confraternizações.