-
Arquitetos: Instinto Estudio
- Área: 1440 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Roberto D'ambrosio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na encosta de uma das praias mais encantadoras da Costa Rica, a praia de Santa Teresa de Cobano, você encontrará duas estruturas de vidro e madeira cor de mel com amplos espaços abertos. À primeira vista, é fácil perceber como as Casas Nalani e Elu se inspiram na beleza natural da praia. O uso de texturas e materiais naturais reflete as areias douradas, enquanto a energia limpa e nítida das ondas em movimento é encontrada em cada linha e ângulo do projeto.
Essas duas casas representam um de nossos princípios mais importantes: uma arquitetura que dialoga com a natureza ao redor—misturando-se e enaltecendo a exuberante paisagem tropical sempre que possível.
A ideia de nosso cliente estava alinhada com a nossa. Eles imaginaram um projeto que respeita e abraça o ambiente natural, então procuramos preservar o maior número possível de árvores, enfatizar as vistas para o oceano e conectar a estrutura à selva através de um jardim. Este desenho proporciona uma experiência imersiva que combina perfeitamente o charme rústico do ambiente externo com o conforto polido da vida moderna.
Como criar uma casa que simplesmente parece certa? Considerando cuidadosamente elementos naturais, como o caminho do sol, padrões de vento e as particularidades do terreno para projetar estruturas únicas que foram criadas para aquele local específico. Os telhados grandiosos, embora projetados para oferecer proteção contra o clima severo, também servem como santuário para todo um ecossistema abaixo. Nós dividimos os volumes sob cada telhado para permitir a entrada de luz natural controlada e o desfrute tanto do nascer quanto do pôr do sol, ao mesmo tempo em que oferecemos abrigo do calor do dia. Essa abordagem foi fundamental para garantir que as casas se integrassem ao ambiente e maximizassem a sustentabilidade e o conforto.
Não queríamos que as estruturas se encaixassem apenas na paisagem, mas também na vibrante cultura da região. É por isso que, além de escolher materiais que se misturassem à selva e pudessem lidar com o terreno montanhoso, optamos por materiais de origem local. Dessa forma, conseguimos priorizar a sustentabilidade, reduzir o impacto ambiental e fomentar uma conexão com a comunidade.
Projetamos a Casa Nalani e a Casa Elu,não como uma adição à área, mas como a personificação de Santa Teresa—joias bonitas em uma coroa já deslumbrante. Elas não foram projetadas para se destacar da selva, mas uma vez que você as vê, não vai querer desviar o olhar. E esse era nosso objetivo final—criar lugares tão agradáveis e certos que os visitantes não vão querer ir embora.