-
Arquitetos: IR arquitectura, Joaquin Portela
- Ano: 2024
-
Fotografias:Joaquin Portela
Descrição enviada pela equipe de projeto. La Soñada é uma residência unifamiliar localizada em Chapadmalal, uma pequena localidade próxima à Cidade de Mar del Plata, ao sul da Província de Buenos Aires. Trata-se de um enclave costeiro caracterizado por penhascos que se debruçam sobre o oceano Atlântico, com praias extensas e dunas que se entrelaçam com a vegetação nativa. A distribuição dos lotes é organizada entre ruas sinuosas de terra e riachos, os terrenos são heterogêneos em suas dimensões e os volumes construídos estão dispersos entre grandes árvores que os protegem do vento.
São as condições gerais da região, as particulares do terreno e o uso requerido que determinam as estratégias de projeto. Uma floresta densa na entrada do lote e o enquadramento das vistas nos fundos propõem a localização definitiva da residência, funcionando como mediadora entre paisagens. Os programas são dispostos no perímetro, formando um anel que organiza os usos, ao mesmo tempo em que resolve a estrutura de suporte e libera um espaço central de maior dimensão.
Os usos que requerem maior privacidade se alternam dentro do anel perimetral com espaços semicobertos os quais fornecem ao ambiente social ventilação cruzada e vistas determinadas. A cobertura sobre o espaço central se eleva acima do anel perimetral para garantir um maior intervalo de incidência de luz natural.
A estrutura é composta por dois sistemas. A fundação é formada por 60 estacas de 1,20m e vigas que se completam com uma laje de concreto de 12cm de espessura. Sobre essa base está apoiado um sistema de construção a seco de madeira. Ele é composto por vigas de pinus com 2x4 polegadas tratadas em autoclave através de um sistema a vácuo-pressão com sais hidrossolúveis, o que garante sua durabilidade ao longo do tempo.
As vigas respondem às cargas de pressão e as placas de OSB estrutural à flexão. Em seguida, o envoltório é complementado por um revestimento horizontal no exterior, de madeira tratada com a técnica japonesa de carbonização e, nos interiores, com um revestimento de tábuas e placas de gesso pintadas. O corpo central da casa foi executado de forma independente.