- Área: 32 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Recording Architecture
-
Fabricantes: BIRLOS Y TORNILLOS, El Sabino, STM Robotics, Tercco
Descrição enviada pela equipe de projeto. As estruturas de casca de concreto, populares entre as décadas de 1930 e 1970, diminuíram de uso na década de 1980 devido ao aumento do custo da madeira e a mudanças nas tendências arquitetônicas. No entanto, os avanços modernos em design computacional e fabricação digital oferecem soluções para os problemas do passado, despertando novamente o interesse por essas estruturas. Além disso, a madeira voltou a ser vista como uma alternativa sustentável, com potencial para reduzir a pegada de carbono da construção. Inovações em compósitos madeira-concreto melhoram o desempenho estrutural e acústico, usando menos concreto e promovendo a sustentabilidade ao diminuir o uso de materiais que emitem mais carbono.
Onda é um projeto de pesquisa focado no desenvolvimento de um sistema construtivo para uma estrutura de casca composta por madeira e concreto, oferecendo maior capacidade de carga, rigidez e desempenho acústico aprimorado.
Usando uma forma permanente de madeira com Concreto Reforçado com Fibra de Vidro (GFRC), foi criado um sistema de casca em duas camadas. Essa abordagem inovadora combina os pontos fortes de cada material, melhorando a resistência estrutural e o desempenho do edifício. O concreto, que é forte em compressão, é complementado pela madeira, que, por sua flexibilidade, oferece a força necessária para resistir à tração. Além disso, o sistema de montagem em madeira adotado torna a estrutura mais robusta, aproveitando ao máximo o princípio da flexão ativa.
A exploração espacial envolveu a repetição de módulos quadrados com forma de parabolóide hiperbólico em diferentes configurações. Usando análise estrutural e geometria matemática, o objetivo foi aprimorar a forma dos módulos para obter qualidades arquitetônicas fluídas e visualmente agradáveis. O foco do projeto foi criar formas organizadas, harmoniosas e estáveis, baseadas na curva senoide.
Com um modelo paramétrico digital, a superfície de duas camadas e dupla-curvada da forma foi dividida em tiras que podem ser desenvolvidas. Uma camada tem tiras dispostas em uma direção, enquanto a outra tem tiras dispostas na direção oposta. Esse arranjo melhora a integridade estrutural, distribuindo de maneira mais eficiente as forças de compressão entre os elementos.
No final, teremos a construção de um espaço de toldo de 32 m². A etapa inicial envolveu a montagem da estrutura de madeira, concluída em três semanas com o uso de apenas 24 chapas de compensado. Em seguida, a fase do concreto será realizada, testando sua capacidade de suportar carga.
Ao expandir esse sistema construtivo, é possível criar grandes espaços com formas geométricas imponentes, usando membranas compostas de madeira e concreto, explorando tanto a resistência estrutural quanto as qualidades estéticas da arquitetura.