-
Arquitetos: Felipe SS Rodrigues
- Área: 49 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:João Paulo Prado
Descrição enviada pela equipe de projeto. A galeria teve sua primeira exposição denominada Bloco-testemunho, com curadoria da artista Mariana Tassinari e expografia de Felipe SS Rodrigues. Segundo a curadora: "Ao escavar um terreno para construir uma casa, podemos tocar em memórias perdidas desse lugar. É bonito pensar que a arquitetura repousa sobre um solo de histórias. Os arqueólogos, enquanto escavam um sítio arqueológico, guardam o bloco- testemunho, uma porção intacta do solo, que será estudada somente quando surgirem novas tecnologias mais avançadas e novos métodos de escavação. Cada um dos artistas dessa exposição, à sua maneira, fala sobre vestígios de algum tipo de arquitetura. Tijolos, colunas, paredes, blocos, cimento, pedras. Elementos de construções do passado e do futuro."
A estrutura está localizada na Rua Sousa Lima, um importante eixo aglutinador de gastronomia, bares, economia criativa e galerias. Essa região tem experienciado transformações muito importantes nos campos da cultura, lazer e recreação somadas a uma infraestrutura de educação e saúde já existentes, mas ainda oferece pouca oportunidade de moradia acessível, em especial habitação de interesse social. Barra Funda e Campos Elíseos somam qualidades espaciais fundamentais para uma boa qualidade de vida, sua morfologia urbana de ruas e principalmente, calçadas largas e arborizadas, lotes e glebas de tamanho médio, de um passado industrial recente, criam a oportunidade de um bairro ainda passível de adensamento sem que sofra um esgarçamento.
A galeria Sousa Lima, conhecida também como galeria BV é um espaço multiuso e temporário que sediará eventos intercalados de cultura e institucionais pelos próximos meses. O volume de 7x7x7m foi subsidiado pela incorporadora Magik JC com a intenção de criar uma plataforma de relacionamento com as tradições e potenciais culturais do bairro. Após uma longa jornada de atuação habitacional no bairro da Vila Buarque e arredores, a incorporadora se dirige ao eixo Barra Funda - Campos Elíseos - Santa Cecília, pela próxima década.
Este aglutinador cultural será um importante instrumento, não apenas institucional, mas de auxílio a novos tipos de relações entre o público e o privado, sua existência posiciona o agenciador em outro patamar de diálogo, ao mesmo tempo que cultiva uma plataforma de destino, para agentes culturais e empreendedores da economia criativa da região. Esta diversidade e mescla de ingredientes urbanos, antes incompatíveis, são fundamentais para a construção de uma cidade mais propositiva e engajada.