-
Arquitetos: Inrestudio
- Área: 305 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Paul Phan
Descrição enviada pela equipe de projeto. MORICO é um projeto de reforma para um café e restaurante localizado no centro da cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. O volume existente é uma antiga casa de tijolos, com 5 metros de largura e 37 metros de profundidade, voltada para uma importante rua do centro. Muitas lojas ao redor possuem ambientes envidraçados voltados para a rua para maximizar o espaço com ar-condicionado, o que as desconecta da cidade. Em cidades tropicais, à medida que as ruas se tornam mais comercializadas, a profundidade da cidade se perde, e as calçadas tendem a se tornar meros corredores de passagem.
Neste projeto, um "grande orifício" aberto para a movimentada rua serve como a entrada da loja. Ao recuar a parede de vidro e criar um espaço semi-público ao longo da calçada, a loja recupera seu papel como parte da cidade. Plantas em níveis fornecem áreas para "estar" do lado de fora, e embora se conecte com a rua, um espaço calmo se estende em direção aos fundos. Essa abordagem é semelhante à forma como os becos vietnamitas criam espaços de encontro dentro dos quarteirões da cidade.
Balcão semiaberto - Balcões de cozinha abertos muitas vezes limitam a funcionalidade de um restaurante enquanto melhoram as interações entre os funcionários e seus clientes. Nesse projeto, que apresenta volumes superiores e inferiores desiguais, a equipe não precisa se preocupar excessivamente em manter uma arrumação perfeita. Eles podem facilmente alcançar o que precisam enquanto interagem com os clientes.
Pátio e Noren - O volume original consistia em uma casa principal e uma casa secundária, com um pátio entre elas. Antes da renovação, essa área de pátio estava coberta com 2 camadas de piso e um teto de vidro e servia como um espaço contínuo. Ao restaurar o átrio, a luz que entra no fundo da sala estreita agora chega ao primeiro andar. Sob o teto de vidro, 180 cortinas noren são penduradas, e os padrões de sombras mudam ao longo do dia. Essa configuração representa o conceito "japonês contemporâneo" do restaurante em forma arquitetônica.
Nova Casa Principal - Nosso projeto visa restaurar a composição perdida antes da renovação, mantendo a unidade do espaço. A nova casa principal está posicionada no segundo nível, flutuando acima do solo, para que não interrompa a continuidade e a atmosfera casual do primeiro nível. Por outro lado, a nova casa principal elevada possui uma atmosfera serena, tornando-a adequada para clientes que desejam jantar. Quando as portas estão fechadas, ela pode funcionar como uma grande sala privada que também servirá como um local para eventos.