- Área: 946 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Paul Renaud
-
Fabricantes: AutoDesk, Cortizo, Gree, Knauf, Ramon Soler, Roca, Tumpar, VASA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa RF está localizada em um condomínio fechado em Porongo, Bolívia. O projeto foi concebido com base na vegetação existente no terreno, por isso, é composto por dois volumes que se intersectam, mantendo pátios abertos que abraçam as árvores do local. O núcleo da casa, tanto na vertical quanto na horizontal, está no centro do volume principal, onde se encontra um pátio que marca a entrada da residência.
O volume principal é formado por dois andares que abrigam todas as funções da casa, no térreo as áreas sociais e no andar superior as áreas privadas. Enquanto isso, no volume secundário estão o espaço de lazer e outras áreas operacionais.
A área de serviço da casa está semienterrada na parte frontal da residência, oculta atrás de um plano que se estende em suas extremidades, rompendo a rigidez de seu módulo. A circulação central da casa e a transparência na conexão entre os espaços conferem à obra uma fluidez natural em seu percurso e uma sensação de amplitude e luminosidade em cada um de seus ambientes.
A materialidade utilizada enfatiza um contraste entre o interior e o exterior; a residência, por si só, possui uma natureza ordenada e estruturada, no entanto, o interior apresenta uma estética mais acolhedora. Isso é em parte alcançado pelo uso do concreto no exterior, contrastando com a madeira no interior.
Enquanto isso, a conexão entre ambos é possibilitada pelo vidro predominante, que permite a transparência, fluidez e conexão entre esses espaços. A modulação não apenas ordena e estrutura o projeto, mas também busca reduzir tempos, custos e resíduos na construção através do uso de materiais em dimensões padronizadas.