-
Arquitetos: Pineda Monedero
- Área: 40 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Borja Ballbé
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma cobertura no bairro de Barceloneta, há uma residência de 20 m² em condições subnormais com um terraço duas vezes maior do que o interior. Seu novo proprietário reflete as mudanças da gentrificação e da globalização em Barcelona: ele é um nômade digital e usará a casa apenas para estadias sazonais, principalmente no verão.
Adaptar esta antiga cobertura em um lar requer isolamento e proteção contra a radiação solar. Propomos um dispositivo leve e mecanizado feito sob medida que, como uma máquina, regula o sol. Dez persianas de madeira, as mesmas que têm sido usadas por séculos, são colocadas em rolos no telhado. Elas deslizam ao longo de guias e fecham a casa em um único abrigo, transformando os terraços em pérgulas.
As referências são óbvias e se inspiram no Umbracle nas proximidades, projetado em 1883 por Josep Fontseré no parque da Ciutadella, mas também nas fantasias tecnológicas propostas pelo Archigram na década de 1960. Tudo isso para confrontar uma realidade muito contemporânea, que é a necessidade de se adaptar à crise climática que o planeta está enfrentando.