-
Arquitetos: Felipe Gonzalez Arzac Arquitecto
- Área: 380 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Javier Agustin Rojas
-
Fabricantes: DE ESTAFANO, NOVA STEEL
Descrição enviada pela equipe de projeto. No momento de projetar, busca-se fundir a imagem da arquitetura com as necessidades e exigências do cliente que, afinal, será quem habitará o espaço. Esta é a parte invisível da arquitetura, que não aparece nos livros, a arquitetura que habita as pessoas. É a vida que vai tomando forma através dessas novas texturas, em cada canto e em cada momento do dia. Com materiais de pouca manutenção, busca-se dar identidade a uma residência para uma família em crescimento.
Concreto Aparente, Madeira e Vidro. Devido às qualidades do terreno e à sua orientação, pensou-se em uma casa que se apoia sobre o solo e se mimetiza com o entorno por sua forma alongada. Ela se abre em sua face longitudinal em direção ao noroeste, coberta por um grande beiral que a conecta de ponta a ponta, vinculando o terreno tanto visualmente quanto em seu uso.
Na área pública da casa, o beiral funciona como uma galeria, enquanto na área privada esse beiral forma um grande jardim na saída dos dormitórios, proporcionando maior privacidade. A face sudeste se fecha, criando o acesso principal e abrigando os espaços de serviço.
A longitudinalidade da casa vincula os setores público e privado através de um longo corredor que é interrompido por pátios e claraboias. Como um marco, projeta-se o estúdio ou escritório ou, nesse caso, um quarto de hóspedes no andar superior, cortando longitudinalmente da casa. Todos os espaços da casa estão em relação direta com algum pátio semicoberto, proporcionando vistas, ventilação cruzada e iluminação natural.