-
Arquitetos: Verri & Galvão Arquitetos
- Área: 265 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Isoeste Metálica, continental sul metalúrgica
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Tupi-Guarani "taba" significa cidade e "etê" é importante ou grande. O local escolhido para abrigar as atividades e espaço expositivo de uma família de artistas plásticos foi o Jardim Tabaetê. Como característica do bairro, havia no lote uma típica casinha de duas águas com edícula num terreno generoso.
O desafio foi construir preservando as edificações existentes, que abrigavam o acervo dos artistas. A posição da casa possibilitou a configuração de uma praça de acesso e, seus recuos laterais, a conformação de uma varanda e o ateliê propriamente dito.
Em contraste com as edificações de alvenaria existentes, a intervenção foi feita com uma cobertura metálica única, de face a face das laterais do lote, e fechamentos verticais translúcidos e opacos. A cobertura, em uma água, é apoiada nas divisas e numa viga central treliçada sobre pilares de concreto, diferenciando períodos, expondo o tempo.
A leitura dos diferentes tempos também é evidenciada pela viga de concreto aparente que desenha o perímetro, arrematando o antigo e recebendo o novo. Após a execução da nova cobertura, removeu-se o telhado da antiga casa, possibilitando o uso de sua laje como espaço para a guarda do acervo dos artistas.
O espaço do ateliê se configura da rua ao pátio aos fundos, com a vitrine voltada ao bairro. Nele, a exposição, a produção e a convivência se integram de maneira flexível.