-
Arquitetos: Padiav Parth Architect
- Área: 1450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mohammad Hassan Ettefagh
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto Residencial Zafar começou quando investidores se aproximaram de nosso escritório em busca de um projeto voltado para a classe média, com qualidade espacial adequada. Foram consideradas várias opções de layout. No final, foi selecionada uma proposta que atendia aos requisitos de estacionamento.
Durante o processo de projeto, para melhorar a qualidade espacial do lobby de entrada, movemos a caixa da escada. Isso permitiu que a entrada do térreo fosse completamente independente da área de estacionamento, conferindo ao lobby uma identidade transparente e distinta em relação ao exterior. Além disso, buscamos minimizar o número de níveis de estacionamento. Após uma análise mais detalhada e a implementação de medidas de projeto adequadas, reduzimos os níveis de estacionamento de dois para um nível subterrâneo. Essa mudança não apenas diminuiu os custos e otimizou o uso do espaço subterrâneo, mas também aumentou a área disponível para as unidades residenciais.
Foram projetados dois tipos de apartamentos: um com um quarto e outro com dois quartos, com áreas de 70 e 105 metros quadrados, respectivamente. O projeto considerou as características e necessidades dos cidadãos de classe média de Teerã, assegurando que cada unidade residencial atendesse da melhor maneira às necessidades dos moradores.
Para o projeto da fachada, foram avaliadas várias opções, e os seguintes critérios ajudaram a escolher o design final: quebrar o ritmo das janelas, combinar superfícies transparentes e sólidas em uma textura homogênea, considerar a fachada como uma estrutura volumétrica em vez de uma camada externa, estender o volume da fachada para os espaços internos continuando a parede de tijolos para dentro e transformar os elementos estruturais da fachada em uma superfície ou volume unificado e homogêneo.
Como o tijolo simboliza residência e autenticidade na cultura iraniana, decidimos utilizá-lo como o principal material de revestimento, em combinação com outros materiais. Para transformar os elementos estruturais da fachada em volumes, projetamos as parapetas para se estenderem em três dimensões e se fundirem com superfícies metálicas, criando uma textura homogênea. O corpo metálico cinza, em conjunto com o tijolo adjacente, resulta em uma combinação interessante de materiais e cores. Outro elemento da fachada é a cobertura da junta de dilatação, que foi projetada para funcionar como uma estrutura volumétrica em harmonia com outros elementos da fachada, em vez de ser apenas um revestimento.
Como mencionado, para garantir que a fachada não seja apenas uma camada externa, muitos elementos de tijolo se estendem para dentro do edifício, formando as paredes de salas de estar ou quartos. O módulo que define os espaços e a fachada é determinado pelas dimensões dos tijolos e meio tijolos. Ao incorporar armários nas frentes da fachada, maximizamos a eficiência do espaço, criando uma fachada modular e texturizada. Além disso, considerando a falta de leveza dos volumes dos edifícios ao redor, a composição da textura da fachada foi finalizada para contribuir para o equilíbrio visual e suavizar o horizonte.