-
Arquitetos: Natan Gil Arquitetura
- Área: 142 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:estudiony18
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na 37ª edição da CASACOR São Paulo, "De presente, o agora", o arquiteto Natan Gil proporciona uma experiência única ao explorar o conceito de silêncio em um ambiente que une arquitetura, paisagismo, decoração e design. Com uma área de 142 m², o espaço integra sala de estar, cozinha, quarto e banheiro. O percurso pelo ambiente transforma-se em um aconchegante espaço sensorial, onde a proposta do projeto é dedicada à contemplação da quietude. A proposta sugere algo distinto ao tornar a presença do silêncio quase palpável.
O minimalismo elegante do ambiente é enriquecido por elementos cuidadosamente selecionados. A curadoria de arte inclui uma mandala azul, criada pelo artista conterrâneo do arquiteto, Marcos Coelho Benjamim, além de móveis com acabamentos minimalistas em tons de marrom e off-white. Todos os móveis foram desenhados pelo próprio Natan, em colaboração com a Zeea Mobiliário. A integração dos espaços explora amplitude, fazendo constante referência ao silêncio e, intencionalmente, criando uma falsa sensação de vazio em diversos momentos. A instalação artística do autor, uma grande esfera de inox no teto, visa retratar a sensação de imensidão que o silêncio nos proporciona. O arquiteto argumenta que a ausência de som pode ser inicialmente desconcertante para muitos, mas revela que, ao vivenciar o silêncio, as pessoas desenvolvem uma nova apreciação por ele, conectando o material ao imaterial e incentivando os visitantes a explorarem não apenas o ambiente físico, mas também suas próprias profundezas interiores.
Todo o espaço é abraçado por um grande verde, que se torna o protagonista da obra, induzindo o usuário a contemplar a natureza. O paisagismo no ambiente não é apenas uma adição estética, mas sim uma harmonia essencial entre o projeto e o ambiente natural. A iluminação é integrada de forma inteligente e equilibrada, trazendo a naturalidade necessária à obra. A parede ao fundo do quarto apresenta uma textura rústica, destacando-se sutilmente e rompendo a uniformidade do restante do projeto, que possui paredes e teto com a mesma textura contínua em tons claros.