-
Arquitetos: Malik Architecture
- Área: 11148 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Bharath Ramamrutham
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lonavla, uma estação montanhosa nos Sahyadris, é o destino de fim de semana mais próximo e popular para os moradores de Bombaim. Sua geografia natural, clima mais fresco e seco, paisagens verdes e sua história (fortes antigos e templos budistas nas cavernas) atraíram um crescimento desordenado, o que acabou causando uma grande perda do charme e da identidade que a tornavam especial.
O Radisson Lonavla Resort enfrenta um problema central, uma contradição gerada pela rápida urbanização da área rural. A sensação de espaço aberto, que deveria estar conectada à natureza, entra em conflito com as formas dos edifícios, que seguem os códigos de construção e as altas densidades estabelecidas.
O terreno está situado em um bairro principalmente residencial e é composto por dois lotes separados por um caminho de acesso planejado, que foi incorporado ao projeto, mas não pode ser utilizado para construção. A arquitetura surge a partir das características do terreno, da topografia e da história material da região (basalto negro e madeira), adaptando-se tanto aos programas flexíveis quanto aos fixos (públicos e privados).
A sensação de um edifício de vários andares foi evitada ao criar espaços públicos orgânicos e livres no terreno, com conexões topográficas em diferentes níveis. Elementos existentes, como bastiões e grandes muros de alvenaria, junto com pátios escalonados (kunds), dão vida à paisagem construída. Os blocos de quartos ficam suspensos acima do solo, como volumes ousados e abstratos, com paredes secundárias permeáveis e com venezianas. O terreno sobe verticalmente até um pátio interno sombreado. A estrutura do projeto coloca a natureza como protagonista, usando o espaço, os materiais e a luz de maneira a transformar a experiência de um "edifício" em uma jornada por uma paisagem que alterna entre o construído e o não construído.
Também é importante comparar o projeto com outros espaços de hospitalidade de densidades semelhantes. Os hotéis na região adotam modelos urbanos com temas específicos, e sua identidade frequentemente não se conecta com o local.
Desenvolver uma ideia que dispense a decoração e os adornos, permitindo que os materiais naturais de construção se destaquem dentro de uma estrutura que responda a um programa denso, priorizando a conexão com o lugar, a memória e o clima em vez de conceitos visuais pré-estabelecidos, é um grande desafio.