-
Arquitetos: Austin Maynard Architects
- Área: 148 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Tess Kelly
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Dulux, Enzie, Faucet Strommen, Fisher & Paykel, GUBI, Hafele, Lysaght, Tescher Forge, Tiento Tiles
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parkside é uma casa ambientalmente adaptável e altamente sustentável, projetada para permitir que os moradores envelheçam no local. Esta casa compacta de dois andares realiza o sonho de aposentadoria do proprietário, que é reduzir o espaço e se mudar para o próprio quintal.
De acordo com estudos realizados nos EUA, os benefícios financeiros de criar uma segunda residência em um terreno são apenas uma parte do incentivo; muitos proprietários mais velhos têm fortes laços com seus subúrbios e comunidades e não desejam deixá-los. Na Austrália, pesquisas indicam que o mesmo acontece aqui. Aposentados e casais cujos filhos já saíram de casa estão buscando soluções alternativas de moradia, visando levar uma vida mais simples, reduzir custos e ter um impacto ambiental positivo ao ocupar menos espaço.
Os proprietários do Parkside, Bryan e Marija, compraram uma casa vitoriana de frente única em North Fitzroy, Melbourne, há quase vinte anos. Atraídos pela localização vibrante, pelo terreno de 50 metros de profundidade e pelo acesso a duas ruas, eles viram a oportunidade de subdividir no futuro. O plano era liberar a casa original da família na frente do terreno e otimizar a orientação norte na parte de trás, abrindo as vistas do parque que antes eram bloqueadas por uma garagem.
O Parkside está localizado em uma rua histórica importante e protegida, ao norte da cidade. Embora atenda à demanda por habitação e à necessidade de aumentar a densidade nos subúrbios centrais, o Parkside representa o oposto de uma solução rápida. É uma casa resiliente e eficiente que melhora a conectividade e a qualidade de vida, enquanto respeita o patrimônio e o caráter da região.
O projeto foca em flexibilidade, controle de luz e ventilação, utilizando uma combinação de painéis móveis, um pátio central e claraboias e persianas posicionadas estrategicamente. Essa abordagem permite que os proprietários tenham total controle sobre seu ambiente, incluindo luz, privacidade e conectividade. A fachada frontal é composta por uma série de módulos de altura total — painéis de madeira fixos, painéis de vidro fixos e painéis móveis — todos do mesmo tamanho e dispostos em um padrão alternado. Atrás dos painéis móveis, há janelas que podem ser abertas para garantir ventilação em toda a casa. Os painéis de madeira móveis são ajustáveis e operados por um sistema remoto automático, assim como as persianas externas de altura total, que oferecem controle completo sobre a luz solar e a privacidade.
O Parkside adota a ideia de um espaço menor, mas de qualidade superior, incorporando elementos de design mais funcionais. Ele utiliza luz natural e aproveita o espaço vertical para proporcionar uma vida em um único nível, além de incluir um quarto de hóspedes, um banheiro e um estúdio de arte no primeiro andar, acessados por uma escada espiral escultural de um vibrante amarelo. Um pátio central permite a entrada de luz solar, ar fresco e vegetação diretamente no layout em plano aberto, enquanto o parque em frente funciona como seu jardim — uma abundância de grama, árvores e flores que eles têm a sorte de desfrutar e apreciar, mas que não precisam cuidar.
"A primeira coisa que faço todas as manhãs é abrir as persianas e cortinas. Não consigo fazer nada até que eu faça isso. Eu amo a abertura do parque, é absolutamente mágico. É como estar no campo." Bryan, proprietário do Parkside.