-
Arquitetos: Betillon & Freyermuth Architects, crypto
- Área: 1850 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Maxime Delvaux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma "estrutura capaz" no campo – Para este projeto na Praça Foirail (feira de gado) em Laguiole, propusemos um pavilhão, uma estrutura capaz de abrigar um programa complexo. Ao adotar uma abordagem firme em relação à arquitetura radical e evitar o pastiche regionalista, com o qual não nos sentimos à vontade, vencemos a concorrência.
Toda a comunidade de comunas de Aubrac Carladez Viadène se uniu para implementar um programa ambicioso que abriga, dentro de um único edifício, uma escola de música, uma biblioteca multimídia, uma creche e escritórios.
Sob a perspectiva da sustentabilidade, este edifício precisa ser suficientemente adaptável para atender a diferentes necessidades futuras. O projeto é concebido como um "edifício máquina", capaz de se reconfigurar de maneira infinita. Para isso, é necessário que os diferentes usuários discutam previamente as áreas que serão atribuídas a eles, garantindo a harmonia global dentro de uma grade rígida.
Uma estrutura de madeira em postes e vigas de 5m x 5m será instalada, com capacidade para várias configurações e reconfigurações. Ela será preenchida com módulos envidraçados, aberturas dobráveis, janelas, persianas automatizadas e dois telhados motorizados, permitindo o uso dos pátios durante todo o ano, mesmo neste clima montanhoso. Essa ideia de "edifício máquina" é reforçada por mecanismos que permitem que o edifício se autoregulamente automaticamente, abrindo-se à noite para aproveitar a frescura do ambiente.
Todos os tubos e redes foram deixados visíveis para permitir trocas rápidas no futuro. Este projeto exemplifica a abordagem da agência, sendo resultado de mecanismos e parâmetros cuidadosamente escolhidos e negociados com a equipe do projeto. Ele foi desenvolvido de forma gradual e espontânea, em um processo fluido que lembra a escrita automática. Não é o resultado de um desenho tradicional nem de uma inspiração arquitetônica convencional.