-
Arquitetos: Sonelo Architects
- Área: 204 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pier Carthew
-
Fabricantes: ABI Interiors, Arc Reo, Astro Lighting, Cangini & Tucci, Easycraft, Elton Group, Falmec, James Hardie , Le Veneziane Di Cerim, Lysaght, Toss B, Unios
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é um lar permanente para uma família de quatro pessoas, um casal e seus dois filhos adolescentes. O desejo do cliente era "renovar" sua residência de dois andares. A parte frontal da casa (suíte do quarto principal) já foi reformada. A área de estar voltada para o sul (cozinha, área de refeições e sala de estar) era mal iluminada e fria. A conexão com o jardim a partir da área de estar era simplória. O foco das obras de alteração e adição era otimizar a disposição para atender às necessidades diárias da família, promover o contato com o jardim dos fundos existente e acessar a orientação norte. Espaço adicional não era obrigatório.
A resposta do projeto gira em torno da ideia de construir uma "cerca espessa" como um portal entre a casa e o jardim. Forrada com uma grade rítmica de ripas verdes, a adição se estende de leste a oeste além da linha da casa existente para fornecer novos halls de entrada e, simultaneamente, capturar a orientação norte. Grandes portas de correr e uma claraboia emolduram a vista do jardim e do céu.
No jardim dos fundos, a área de jantar ao ar livre pavimentada, que também serve como espaço de desembarque, cria um fluxo contínuo da área de estar para o gramado e o assento em alvenaria, que capta o sol. Canteiros elevados integrados e uma churrasqueira complementam o espaço de estar no quintal. Dentro, no nível do solo, a nova remodelação da cozinha e da sala de estar enfatiza a abertura, o fluxo e o calor.
Armários de madeira com linhas limpas e baixas, combinados com bancadas de pedra em tons suaves, visam preservar as vistas claras do jardim. A adição do lavabo e da despensa conferiu a oportunidade de racionalizar o espaço de desembarque e ditar a experiência de transição para o espaço de estar. Este é o limiar quando todo o ambiente e o jardim são revelados visualmente. Oculta atrás do lavabo, a cozinha pode fluir livremente para a despensa sem revelar o que muitas vezes pode estar bagunçado.
No primeiro andar, o antigo lavabo não tinha janela e banheiro era apertado. Nós os consolidamos em um banheiro compartilhado de bom tamanho. A cuba do banheiro se torna o vaso central em torno do qual se gira para usar a pia, o chuveiro ou a banheira.
A alteração e adição desbloqueiam a conexão trabalhosa com o jardim e a luz do sol. Há uma nova apreciação pelo jardim. Espaços de qualidade com um alto grau de flexibilidade agora são acessíveis à família, seja para se isolar, socializar ou receber com facilidade, tanto interna quanto externamente. A experiência da casa é completa. Todas as partes da casa e da propriedade são acessíveis e desfrutadas diariamente, sem esforço.