-
Arquitetos: Flansburgh Architects
- Área: 870 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Robert Benson
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro de Pesquisa Costeira está situado à beira do Rio Parker, em Newbury, Estados Unidos, um ecossistema pantanoso vital. O projeto apoia a missão da escola de servir como um recurso para a comunidade mais ampla e como um líder em estudos costeiros interdisciplinares. Através de um projeto que conecta pessoas e lugares, o Centro promove o aprendizado experiencial e aumenta a conscientização sobre a proteção do planeta.
O projeto equilibra meticulosamente o acesso ambiental e a preservação. O edifício está estrategicamente situado a 30 metros do pântano, entre duas formações rochosas existentes, o mais próximo possível da água sem prejudicar seus ecossistemas. A longa dimensão da estrutura se volta para o rio para aproveitar os ventos predominantes, resfriando as salas de aula à medida que a brisa sopra através de janelas operáveis. O vidro é concentrado em direção ao rio para proporcionar a cada espaço vistas da água. Revestido com madeira sustentável, o exterior do centro se funde com a floresta.
O projeto envolve alunos, professores e a comunidade em uma experiência de aprendizado inclusiva e prática. Um apartamento no local abriga pesquisadores visitantes, salas de aula transparentes estimulam a colaboração entre disciplinas, e áreas de ensino ao ar livre se estendem para a natureza. O espaço verde é completamente natural e todas as árvores decíduas foram mantidas para apoiar os habitats circundantes e controlar a temperatura através do resfriamento passivo.
Uma rampa elevada de baixo impacto com 150 metros serpenteia pela floresta e leva ao pântano costeiro, convidando pessoas de todas as idades e habilidades a entrar no ambiente. Para acessar a água, minimizando o impacto, um elemento de aço e madeira se projeta acima da borda sensível do pântano e conecta-se a um píer flutuante.
As bacias de bio-infiltração, biovaletas e sistemas de suporte à vida aquática do projeto, altamente visíveis, exibem um microcosmo do ciclo da água. Os sistemas expostos ensinam as gerações futuras sobre gestão da água, sua qualidade e seu papel necessário para nossa sobrevivência.