-
Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo
- Área: 3279 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Alcindo Dedavid
-
Fabricantes: Deca, Docol, Guardian, Killing, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Porto Alegre, no bairro Boa Vista, o iO Boa Vista representa o terceiro empreendimento da linha "iO Inside Outside", fruto da parceria entre a OSPA e a Wikihaus Inc. O projeto é composto por apartamentos estúdio e unidades de 1, 2 e 3 dormitórios. A volumetria do edifício é escalonada a partir do sexto pavimento, permitindo que várias unidades desfrutem de terraços. Essa estratégia visa maximizar as áreas privativas, oferecer diferentes tipologias de apartamentos e minimizar o impacto da construção no entorno imediato.
Buscando reduzir a delimitação do ambiente interno para o externo, beirais para compartimentação vertical são dispostos em todos os pavimentos, libertando as paredes da fachada para absorver amplas esquadrias. Estes são projetados em concreto aparente, cujo tom claro gera contraste com as paredes recuadas, no tom cinza escuro.
Nos apartamentos com terraço, as generosas aberturas permitem que as áreas sociais se estendam até a área descoberta, conforme a preferência dos moradores. As áreas abertas geram um convite ao desfrute do ar livre, além de oportunizar visuais entre os pavimentos.
No térreo, um salão de festas oferece vistas para a urbe, promovendo a interação entre o espaço privado e público. Quando não há eventos, esse ambiente serve como extensão do hall social, podendo ser utilizado esporadicamente. Destaca-se o posicionamento dessa área social em frente à calçada: a intenção do projeto é trazer olhos para a rua, ao invés de enclausurar os ambientes sociais condominiais como muito ocorre em empreendimentos desse porte.
Na fachada da base, um painel de madeira se estende por toda a testada do lote. Esse elemento desempenha múltiplas funções: proporciona controle solar e privacidade para as áreas comuns conforme a necessidade, além de mimetizar os acessos de veículos e favorecer a ventilação natural do estacionamento. O tom do painel é propositalmente contrastante com o corpo da edificação, trazendo uma aparência mais quente para o toque dos usuários.