-
Arquitetos: IUA Ignacio Urquiza Arquitectos, apda Ana Paula de Alba
- Área: 3200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. Las Rocas é um complexo de quatro casas situadas na parte norte do Valle de Bravo, conhecido como La Peña, México. Este terreno elevado possui afloramentos e vegetação nativa. O local de 6.400 m2 foi tratado como uma extensão da reserva natural adjacente, e o projeto busca respeitar e regenerar esse ambiente.
Uma análise detalhada e precisa do local foi essencial para determinar onde posicionar cada casa com o mínimo impacto nos escoamentos, rochas e vegetação preexistentes.
Uma estreita estrada de paralelepípedos leva à área de serviço central do complexo, que contém um estacionamento, depósitos e instalações-chave, como cisternas, salas de máquinas e estações de tratamento. Os usuários são obrigados a deixar seus veículos aqui e caminhar até as casas por calçadas, escadas e pequenas praças, afastando-os do caos urbano.
O projeto evoluiu a partir do estudo do programa: a ideia era criar um sistema dinâmico, gerando diferentes configurações para otimizar composições para cada local. Como resultado, as quatro casas utilizam os mesmos módulos e componentes, mas com layouts únicos dependendo de suas características. Os volumes são dispostos livremente em seis direções (frente, trás, acima, abaixo, esquerda, direita) em resposta às suas situações específicas. Esse sistema simples e dinâmico integra a arquitetura ao seu contexto natural. Os volumes não se tocam; sua separação cria vazios, vistas, luz natural e ventilação para integrá-los adequadamente ao local. Em Las Rocas, um banheiro pode ser uma pedra, uma árvore pode ser parte do telhado, e o próprio terreno pode ser um caminho ou um conjunto de degraus: a natureza define o desenho.
Como em muitos de nossos projetos, os módulos foram projetados separadamente no estúdio e, em seguida, mapeados no local para definir sua localização ideal. Uma vez posicionados, adicionamos os móveis, imaginando a colocação de portas e janelas antes de conectá-los ao corredor, um eixo linear que atua como circulação horizontal e vertical, com dimensões e níveis dependendo da localização de cada volume dentro do programa. Essas rotas de circulação adaptam a arquitetura ao local e não o contrário.
O contraste entre os volumes fechados e a abertura dos corredores é projetado para estimular diferentes sensações ao habitar esses espaços: o fechamento dos quartos contrasta com as rotas de circulação abertas que se relacionam diretamente com a vegetação local e a paisagem rochosa. Além de conectar as diferentes áreas, o corredor captura a luz do sul e o calor local para regular a temperatura das casas, graças às sombras projetadas pelos afloramentos e à orientação das residências voltadas para o norte.
As salas de estar e de jantar têm uma janela de canto criada por um balanço de 5 x 10 metros, abrindo o espaço e unindo diretamente o interior ao exterior. Este design evita a duplicação de áreas—um problema comum em edificações rurais no Valle de Bravo—para garantir que esses cômodos sejam totalmente utilizados e se tornem elementos centrais do programa.
A cozinha está localizada no mesmo espaço da sala de jantar e da sala de estar, e em alguns casos, pode ser unida a elas com uma divisória deslizante. Os terraços foram a última peça do quebra-cabeça: encaixados no local, adaptam suas dimensões às possibilidades do contexto para que a paisagem faça parte do projeto, esfumaçando a fronteira entre a construção e o entorno.
O acabamento cinza claro combina com a tonalidade predominante das rochas ao redor. Apenas dois outros materiais complementam o projeto: piso de pedra texturizada e vidro, que está sempre nivelado com as fachadas externas, combinando com a textura lisa das paredes, em forte contraste com o entorno, refletindo o ambiente e fundindo a casa ao seu contexto. Este esquema de cores permite uma arquitetura discreta e simples: a composição dos volumes sólidos cria uma sensação de leveza; a vegetação e a natureza são mantidas como os principais elementos. As casas se destacam pela sua simplicidade, criando um espaço construído tranquilo para trazer o contexto à tona.
O design de interiores personalizado de Ana Paula de Alba para cada casa responde às necessidades específicas das famílias, conferindo a cada espaço um caráter único. Cada lar tem sua essência, resultado da sinergia entre usuário, arquitetura e contexto.