-
Arquitetos: MONFORT ARQUITECTES, S.L.P.
- Área: 550 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Antonio Bouzas Barcala
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício com quatro apartamentos substituiu a última casa antiga que restava nessa rua situada no coração de um dos distritos mais vibrantes de Barcelona. Localizado em um quarteirão pedonal e flanqueado por belas cerejeiras, o edifício oferece uma abordagem calorosa e suave.
Os arquitetos pretendiam exaltar a autenticidade dos materiais da construção, mostrando-os crus e utilizando técnicas tradicionais. Tijolo, madeira, concreto e metal são os principais materiais aplicados na construção, enquanto luzes e sombras destacam as suas diferentes texturas.
Como a fachada da rua está voltada para o norte, grandes janelas de madeira são dispostas em todos os andares e um pátio de vidro se abre no centro da construção. Este pátio fornece luz a cada apartamento, aumentando de tamanho a cada andar que sobe, abrindo-se para o céu e deixando a luz entrar. O pátio escalonado causa a aparência de pequenos terraços em cada andar, de modo que cada residente possa desfrutar de um espaço privado ao ar livre. Mais do que um edifício de quatro andares e quatro apartamentos, a construção pretende sugerir a aparência de uma grande casa unifamiliar.
Dois apartamentos têm acesso direto à rua através de uma galeria ao ar livre, em contato com dois espaços externos muito diferentes, a rua e o pátio central. Eles se desenvolvem em dois andares, enquanto o restante ocupa um andar completo e tem acesso pela entrada principal e escadas metálicas curvas. Enquanto as salas de estar voltam-se para a vida da rua, filtradas por brise metálicos em cada andar, os quartos estão voltados para o pátio em busca de intimidade e paz.
Os acabamentos internos seguem o tributo às texturas e técnicas dos materiais. Paredes de tijolo, pisos de concreto, abóbadas de argila e vigas de concreto, janelas e portas de madeira, e escadas de metal com soldagens expostas coexistem com as quatro famílias que habitam a casa, pretendendo ser terrosas e sólidas, mas suaves e aconchegantes.