-
Arquitetos: studio wok
- Área: 300 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marcello Mariana
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado próximo ao Lago Orta, Itália, dentro da sede da empresa de torneiras QuadroDesign; nossa intervenção envolveu o design de espaços abertos e a recuperação de uma antiga cabine elétrica presente dentro da propriedade e representa o segundo passo do trabalho, seguindo a reforma dos escritórios e showroom, que ocorreu em 2022. O cliente desejava adicionar novos espaços à propriedade que pudessem ter um uso flexível e dinâmico, utilizáveis tanto pela família Magistro, proprietária do negócio, para fins comerciais, quanto como uma residência para artistas. Um platô de concreto identifica uma espécie de praça pública da qual emergem 3 volumes que definem, de maneira flexível, diferentes formas de usar o espaço: a cabine, a pérgola e a piscina.
A recuperação e reutilização da cabine elétrica abandonada, dada sua forma incomum para um espaço habitado, torna-se uma oportunidade para experimentação espacial; o térreo está em conexão direta com o exterior, com uma série de portas e janelas metálicas deslizantes que gerenciam a transição. O interior abriga algumas funções técnicas, como um banheiro e uma mini-cozinha, que também podem ser usados como suporte para funções realizadas ao ar livre. O volume se torna assim um pequeno ativador dos espaços abertos da empresa. A verticalidade é explorada graças aos dois mezaninos conectados por um sistema de escadas metálicas. O primeiro, mais generoso, é feito de madeira natural e pode acomodar uma cama, enquanto o segundo reabilita uma laje de concreto existente e pode ser usado como um lugar aconchegante em contato direto com a luz da janela localizada próxima ao telhado.
As escolhas de materiais e cores visam criar um espaço neutro, quase sagrado. Não há cores vibrantes e os materiais são deixados com seus tons naturais, banhados em luz. A pérgola está situada na borda do platô de concreto, perpendicular à cabine; é feita de perfis tubulares de aço galvanizado, dispostos em 5 vãos com espaçamento regular de 2,6 m. Os primeiros dois vãos podem acomodar uma área de estar ou de jantar, enquanto um longo balcão de cozinha, feito sob medida de pedra e chapa metálica, ocupa outros dois vãos e é protegido por um leve telhado de chapa metálica corrugada.
Completando a intervenção e definindo seu limite está uma pequena piscina, que é semi-escavada no solo para emergir do pavimento de concreto como um volume monolítico de pedra (ecoando o volume da cozinha) e se tornar uma grande área de estar.