-
Arquitetos: Paraviva Arquitetura
- Área: 157 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Studio Tertúlia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em agosto, na época em que as fotos foram tiradas, Pedro e Natália, um casal jovem de publicitários, esperavam a primeira filha, que nasceu em setembro. O casal nos procurou em 2023 para projetar seu primeiro lar. Eles chegaram com muitas referências e o desejo de um apartamento espaçoso, cuja área externa capturasse a essência de um quintal do interior, onde pudessem celebrar a vida com família e amigos, com áreas sociais e íntimas bem definidas. "Pedimos que as arquitetas desenhassem ambientes que permitissem vivenciar a casa de formas distintas (pequena varanda para leitura e sol da manhã, ducha e sauna, mesa grande para receber muitos amigos, apoio externo para cozinhar, espaço livre para festejar)" – Natália.
Para atender a esses pedidos, demolimos as paredes da cozinha, da sala e do quarto de hóspedes, ampliando toda a área social e criando uma conexão entre os ambientes internos e externos. A entrada para a área íntima foi ocultada por um painel, garantindo a privacidade.
Na sala de estar, um banco de concreto com iluminação indireta conecta-se à primeira varanda. Este cantinho da casa recebe os primeiros raios de sol da manhã, e, segundo relato dos clientes, é onde costumam passar horas aos domingos, tomando café da manhã e ouvindo música.
O sofá em ilha na sala de estar permite uma comunicação entre os três ambientes, enquanto a estante vazada integra a cozinha e a sala. A cor escolhida para a cozinha remete às antigas lajotas cerâmicas, criando um diálogo visual com os outros espaços.
Incorporamos materiais que refletem o pedido inicial dos clientes, como muitas plantas, uma jardineira orgânica com seixos de rio e uma ducha que surge desse jardim. Além disso, fizemos uma releitura dos tradicionais caquinhos de cerâmica, muito presentes em quintais e jardins antigos, referência que eles nos passaram: "Queríamos um quintal aconchegante, espaçoso e que tivesse referências dos quintais mineiros de casa de vó." – Pedro.
Para compor essa área, inserimos uma mesa com roldanas que pode servir tanto como bancada de serviço quanto como mesa de jantar, sendo facilmente movimentada para se adaptar a diferentes momentos de confraternização. Atrás da estrutura da cozinha externa, ficam a área de serviço e o lavabo, acessíveis pelas laterais e ocultos por portas de serralheria vedadas com vidro fantasia.