-
Arquitetos: Curva Arquitetura
- Área: 800 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Eliane, Flexmag, Linplast, MAS Iluminação, Novidario, Office Serralheria - Fase I, Oficina do Ferro Serralheria - Fase II, Pedras Melo, Portobello, Senhor madeira, WT Forros e divisórias
Descrição enviada pela equipe de projeto. O tradicional Colégio Humboldt foi fundado em 1916, na região do Largo 13 de Maio, zona sul da cidade de São Paulo. Mudou-se para o atual endereço, em Interlagos, em 1999. Com uma equipe de mais de 200 funcionários e cerca de 800 alunos (distribuídos nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio), surgiu a necessidade de adaptação de alguns dos espaços. Em um terreno de 61.000m², com vasta área verde de preservação ambiental, o maior desafio foi criar uma linguagem coerente entre as salas e os refeitórios localizados nos diferentes edifícios. O processo de projeto de arquitetura e obra civil, realizado em duas etapas (dezembro 2022 - janeiro 2023 + dezembro 2023 - janeiro 2024), teve como premissa a requalificação dos ambientes por meio da valorização das cores do Colégio (azul e laranja); da integração entre o interno e o externo; e da especificação de revestimentos, acabamentos e mobiliário.
A principal característica da Sala de Música dos alunos do Infantil é a combinação entre o mobiliário e a marcenaria, que possibilita as atividades musicais de forma mais lúdica e interativa. Os bancos com rodízio, feitos sob medida, por exemplo, podem ser utilizados como cajón. Eles também são facilmente reorganizados ou recolhidos para permitir diferentes dinâmicas pedagógicas. No Refeitório dos alunos do Infantil a premissa era melhorar as condições de iluminação e ventilação natural, especialmente na realidade pós-pandemia. Para isso, as películas dos vidros foram removidas e alguns módulos fixos, substituídos por caixilhos tipo basculante. Também era pressuposto o uso de mobiliário em madeira, ecologicamente correta, e com textura e aparência natural e quente que contribui para a percepção de conforto ambiental. A ergonomia do espaço é o terceiro ponto de maior relevância desta sala. A Copa dos Professores, assim como o Refeitório dos alunos do Infantil, teve substituição dos módulos de caixilho. Além disso, foram usados os mesmos materiais de piso, parede, bancada de pedra, forro e luminárias, e modulações similares de marcenaria. Ao mesmo tempo em que se buscou a identificação visual, a Copa tem suas especificidades, como o escaninho auxiliar para cada um dos funcionários. O espaço é usado para refeições, descompressão e pequenas conversas.
A Sala Multiuso dos alunos do Fundamental I é um espaço versátil e pode ser utilizado para refeições, descanso, leitura, brincadeiras e aulas. A marcenaria, nesse caso, funciona como arquibancada, banco, área de repouso e armazenagem de brinquedos e materiais. O maior desafio para o Refeitório Central foi substituir o antigo piso de pedra rústica, com área de 544m² no período das férias de final de ano. Além desse desafio, houve mais um: especificar um piso boleado adequado para as escadas que recebem impacto de malas de rodinhas diariamente - sem renunciar ao piso tátil de alerta. A ilha de apoio para micro-ondas, em serralheria, é um dos elementos estruturadores do projeto. A posição central é estratégica para dividir o fluxo entre as pessoas que levam e aquecem a própria refeição, daquelas que se servem na área interna do Refeitório. O mobiliário em tons claros ajuda a valorizar a iluminação natural desse espaço que, apesar de coberto, é aberto e com vista para área verde.