-
Arquitetos: Utopia – Arquitectura e Engenharia
- Área: 3100 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ricardo Ramos
-
Fabricantes: BRUMA, CIN, Capadrain, Cimentart, Cortizo, Deutsche FOAMGLAS®, Doka, Efapel, Giacomini, Hoermann, Imperalum, Indelague, Isolusa, JNF, Knauf, LUSOTUFO, Mapei, Preceram, Radcon, Robbialac, +4
Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceito de projeto. Imaginamos as casas como um paralelepípedo perfeito ao qual esculpimos as aberturas das fachadas. Do mesmo modo os pequenos volumes do terraço são o sitio no qual colocamos um grande pátio interior cheio de luz, bem como as escadas da habitação. Estes pequenos volumes saem no terraço como que empurrados pelo pátio interior. Esta estratégia de fazer a luz percorrer uma parede mais profunda permite um comportamento térmico perfeito e responder às necessidades de um cliente do segmento mais alto do mercado de habitação.
Luxo. Neste projeto procuramos dar prioridade às questões de conforto. Contudo, a ideia de charme ou luxo é também um conceito que nos fascina. Para tal procuramos que a fachada adquirisse movimento e leveza e isso vê-se na forma esbelta com que as varandas se ligam aos tetos. Procuramos tornar impercetível os 5 lotes desde o exterior para que o conjunto fosse todo ele mais nobre. A solução construtiva é assim complexa para que o resultado estético fosse perfeito.
Climatização passiva. Assim, este acto de escavar a fachada gera espaços sombreados que arrefecem a casa no verão e permitem deixar entrar a radiação solar que aquece a casa no inverno. O pátio cria uma coluna de ar ascendente que ventila eficazmente a habitação e a arrefece passivamente no inverno.
A organização das casas. Este projeto de casas em banda possui várias inovações na tipologia de habitação. Assim, a fachada esculpida gera espaços exteriores confortáveis em cada divisão. Ao mesmo tempo, colocamos espaços de apoio a cada local nas zonas opacas da fachada. Estes apoios incluem arrumos e casas de banho privativas. Na zona central do pátio está a caixa de escadas e os restantes espaços de apoio como as casas de banho acessíveis e os grandes roupeiros. No piso térreo está a garagem bem como uma casa de banho, um escritório e uma sala. No piso 1 localiza-se a cozinha, a casa de banho de serviço e a sala principal. No piso 2 estão quatro quartos todos com roupeiro e casa de banho privativa. No piso do terraço localiza-se um ginásio com vista para o mar.
Conclusão. Gostamos de questionar conceitos e levá-los ao limite. Aqui conseguimos construir todo um bairro de casas de charme provando que ainda é possível inovar na tipologia de habitação e que as formas da casa em banda contemporânea permitem uma climatização passiva perfeita e elevados padrões de conforto.