-
Arquitetos: a25architetti
- Área: 150 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marcello Mariana
-
Fabricantes: Fioroni
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse grande espaço, localizado dentro de uma histórica vila italiana na Brianza e construído sobre um antigo "castrum" romano, esteve abandonado por décadas, sendo utilizado apenas como armazenamento. O local, adjacente a uma igreja e à entrada da vila, foi agora convertido em um espaço multifuncional para eventos e exposições. Uma joia escondida de rara beleza que relembra um ofício típico da Brianza, que é a viticultura e a prensagem de uvas. Um espaço quase místico e sensorial que evoca e traz de volta à vida uma antiga maneira de trabalhar e viver.
Quanto mais examinávamos a alvenaria, mais evidente se tornava como a história do edifício desempenhou um papel fundamental no projeto. O espaço costumava estar aberto, sem telhado, e as janelas estavam voltadas para um pátio-jardim interno; a área foi posteriormente cercada com nova alvenaria e um telhado, formando um novo edifício apoiado nos volumes interiores.
O trabalho de gesso no que antes eram as paredes externas do edifício, os elementos de madeira das varandas e as pedras trabalhadas são claramente visíveis. As camadas na alvenaria foram deixadas aparentes, em vez de desaparecerem atrás de uma nova camada de gesso ou serem removidas, para contar a história do lugar e seus diferentes usos ao longo do tempo.
A ideia de "leveza" nos guiou na escolha dos materiais: um piso de concreto define uma nova camada, flanqueando e ao mesmo tempo se afastando da alvenaria, seguindo o padrão irregular das pedras nas paredes e formando uma demarcação entre as áreas novas e existentes.
O piso de concreto constrói um novo nível claro e definido do qual elementos de cobre feitos à mão emergem. Eles, além disso, se destacam da alvenaria e definem a nova iluminação do espaço.
A reconversão da "antiga prensa de vinho" pode ser definida como um ato de equilíbrio entre preservar sua autenticidade e incorporar novos elementos, tudo isso enquanto tentávamos preservar a atmosfera e a identidade de um lugar que ainda retém vestígios ocultos de nossa história.
Isso nos permite experimentar uma dimensão holística da vida e refletir sobre a ideia de conforto, que muitas vezes é influenciada pelo contexto social em que vivemos, e que certamente está distante do que realmente precisamos.
Hoje, "A Antiga Prensa de Vinho", que pertence a uma família local, torna-se um ambiente multifuncional graças à uma requalificação arquitetônica que preserva sua memória enquanto integra novos usos e funções. O espaço será alugado para eventos, exposições e conferências.