-
Arquitetos: Diez Office, OMC°C
- Área: 140 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Petr Krejci
-
Fabricantes: American Hardwood Export Council (AHEC)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o aumento das temperaturas, a intensificação das ondas de calor e a queda da biodiversidade nas cidades ao redor do mundo, é urgente repensar o desenvolvimento urbano. Nessa linha, o Vert é uma proposta experimental de estrutura modular desenvolvida em uma colaboração entre o American Hardwood Export Council (AHEC), o estúdio de design industrial Diez Office, liderado por Stefan Diez, e os especialistas em arborização urbana da OMCºC, com o objetivo de enfrentar esses desafios.
Apresentado na Chelsea School of Art durante o London Design Festival, o projeto Vert propõe uma estrutura de madeira que não apenas refresca a cidade, mas também se integra facilmente à infraestrutura existente. Com velas altas cobertas por plantas trepadeiras, a estrutura atua na fixação de dióxido de carbono no ar e cria áreas de sombra refrescante, proporcionando espaços abrigados para as pessoas descansarem. Construído com materiais sustentáveis, o Vert combina apelo estético com benefícios ambientais concretos, representando uma abordagem inovadora e transformadora para o desenvolvimento urbano.
Além de oferecer uma potencial solução para resfriamento urbano e funcionar como um mobiliário urbano visualmente enriquecedor, o Vert defende o uso de madeiras alternativas ao limitado leque de espécies frequentemente empregadas em design e construção, promovendo maior diversidade e resiliência nas florestas do mundo. Construída em madeira laminada colada de carvalho vermelho, a estrutura é composta por uma série de triângulos de madeira que sustentam redes biodegradáveis suspensas. Essas redes formam um suporte para plantas trepadeiras, que estão enraizadas em jardineiras têxteis na base de cada rede. Com cerca de 20 espécies diferentes de plantas, as velas criam um ecossistema vivo que enriquece a biodiversidade local, serve como habitat para populações essenciais de insetos, embeleza a paisagem urbana e proporciona um espaço acolhedor onde os visitantes podem se reunir e relaxar.
O carvalho vermelho é mais denso e estável do que as madeiras de construção padrão, o que significa que menos material é necessário. Isso reduz a proeminência visual e a área ocupada pela estrutura, enquanto mantém um alto desempenho estrutural. Além disso, o uso do carvalho vermelho permite juntas mais precisas e duráveis, possibilitando que a estrutura seja desmontada, movida, reparada e remontada várias vezes, aumentando sua longevidade.
Apesar de o carvalho vermelho ser uma madeira sustentável que representa 18% das florestas de madeira dura da América do Norte, sua utilização na Europa ainda é baixa. Aumentar o uso do carvalho vermelho poderia reduzir a pressão sobre as espécies mais comuns e proporcionar a designers e clientes uma paleta mais diversificada de madeira para escolher.
O design triangular da estrutura não apenas permite uma construção robusta que minimiza o uso de material, mas também se adapta a diferentes ambientes urbanos. Essa abordagem modular facilita a expansão ou reconfiguração sem comprometer a integridade estrutural. Além disso, as técnicas de construção utilizadas, como a madeira laminada colada (glulam) e o carvalho vermelho americano, garantem alto desempenho estrutural e promovem a sustentabilidade. Essa escolha de materiais, combinada com as soluções técnicas da OMCºC para irrigação e plantio, reforça a capacidade do sistema de ser replicado em outras cidades, abordando de forma eficiente os desafios do aquecimento urbano e da perda de biodiversidade.
O Vert tem a capacidade de resfriar o espaço ao seu redor em até 8ºC, gerar quatro vezes mais sombra do que uma árvore de 20 anos e produzir a mesma quantidade de biomassa que uma árvore de 80 anos — tudo isso por meio do uso de plantas trepadeiras cultivadas ao longo de um único verão.
O projeto está alinhado com as ambiciosas metas climáticas de Londres, incluindo as diretrizes do prefeito para aumentar a cobertura arbórea em 10% até 2050. O Vert serve como um modelo de desenvolvimento urbano sustentável na era da crise climática, unindo design inovador e cuidado ambiental para criar espaços urbanos habitáveis, resilientes e biodiversos. Para o AHEC, Diez Office e OMCºC, o Vert é uma criação rara: um projeto original que os designers realmente desejam que outros copiem.