-
Arquitetos: HYPERTEXT ARCHITECTURE STUDIO
- Área: 250 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ali Ghalambor
-
Fabricantes: Aux Wood, Namachin Brick, Shoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Separo é uma vila próxima à cidade de Nain, na província de Isfahan, localizada a 160 quilômetros de Yazd. O nome "Separo" refere-se a um lugar cercado por água corrente em três lados, embora atualmente enfrente escassez de água. O terreno em questão, cobrindo uma área de 220 metros quadrados, está situado no final da última parcela da vila, limitado pelas montanhas circundantes a oeste e vizinhos residenciais a leste. Há passagens estreitas em ambos os lados norte e sul da propriedade.
Região - Contexto e Arquétipo - Arquétipos surgem das experiências humanas coletivas ao longo dos anos e podem estabelecer uma conexão eficaz com o passado. Ao estudar e observar a vila e seus edifícios históricos, tornou-se claro que uma das principais características dessas estruturas é o telhado curvo, que serve como um arquétipo na arquitetura da vila. A harmonia com o contexto foi uma razão fundamental para a escolha de uma forma espacial arqueada.
Clima - O telhado curvo em um clima quente e seco proporciona sombra adequada para superfícies externas. Seu design de dupla concha melhora o conforto térmico no interior, enquanto reduz o consumo de energia.
Baixo Orçamento - O conselho da vila de Separo alocou empréstimos para os proprietários de terras a fim de facilitar o desenvolvimento mais rápido da vila. Dado o orçamento limitado para a construção, nosso objetivo era construir uma estrutura econômica com um orçamento de aproximadamente $200 por metro quadrado, selecionando materiais acessíveis, utilizando mão de obra local e incorporando artesanato tradicional.
Artesanato - Hoje, o artesanato pode servir como uma ponte entre a arquitetura e a comunidade. A cestaria com galhos da árvore roxa, que cresce nas encostas das montanhas, é um artesanato importante em Nain e nas vilas iranianas vizinhas que foi negligenciado nos últimos anos. Na Casa Separo, buscamos promover as indústrias locais e criar empregos para os residentes, utilizando esses artesanatos para construir painéis de madeira para sombreamento em espaços internos. Procuramos coberturas de janelas que não obstruíssem a luz, ao mesmo tempo em que fossem consistentes com os materiais do edifício. Além disso, quando fechadas, não deveriam impedir a ventilação natural ou o fluxo de ar.
Considerando que o projeto está localizado na última parcela da vila e adjacente às montanhas ocidentais, escolhemos adobe como material principal em uma cor que combina com o contexto da vila e as montanhas circundantes. Essa escolha permite que os residentes percebam uma imagem harmoniosa com o contexto no final da passagem. Isso não só alcança uma fachada unificada, mas também reduz os custos de construção.
Sensação - A sensação refere-se à maneira como os humanos se conectam com o espaço, aprimorando sua qualidade. A experiência de viver em uma casa envolve várias atividades, como sentar, cozinhar e tocar. Essas experiências sensoriais enriquecem nossas memórias e tornam uma casa memorável. Variações de luz no interior, tocar as paredes de adobe, caminhar sobre tijolos e sentar em almofadas baixas proporcionam diversas experiências sensoriais para os residentes da Casa Separo.