-
Arquitetos: Jespersen Nodtvedt
- Área: 104 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Emil Jespersen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma casa unifamiliar situada na parte antiga do porto sul de Copenhague, originalmente habitada por trabalhadores portuários. A área é caracterizada por um conjunto de edifícios de pequena escala; oficinas e casas autoconstruídas e experimentos arquitetônicos. A moradia está situada entre dois edifícios existentes, com três estruturas de madeira se estendendo entre as casas vizinhas. Com uma abordagem crítica em relação às tendências de sustentabilidade, a casa é o primeiro projeto do escritório a explorar a ideia de um sistema estrutural independente do cenário climático, reinterpretando uma casa dinamarquesa tradicional de madeira.
A fachada foi montada em uma estrutura autoportante, permitindo futuras mudanças ou substituições de fachadas devido a renovações, mudanças de função ou um desejo por diferentes aberturas. Após ser preparada na oficina, a estrutura de madeira foi montada em 2 dias, sem o uso de pregos ou parafusos metálicos. As juntas de madeira variam de acordo com a necessidade das forças de compressão e tensão, incluindo fixações de aço embutidas conectadas com pinos para criar uma planta livre de pilares no térreo. As grandes janelas estão posicionadas do lado de fora da estrutura de madeira, conferindo a impressão de olhar diretamente através da estrutura de madeira para o ar livre.
Ao norte, a fachada é fechada em direção à pequena estrada, enquanto o volume se abre em sua posição oposta com grandes janelas e entrada para um pequeno jardim. A estrutura de madeira é exposta em toda a casa, desde o exterior, através de treliças diagonais, ou como uma nova camada atrás das molduras das janelas nas aberturas maiores. Internamente, as três estruturas de madeira fazem parte da expressão espacial da casa, pintadas de branco ou ressaltando as nuances avermelhadas do abeto.