-
Arquitetos: EPArquitectos
- Área: 478 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias :OHFA, Alan Rojas, Erick Perez, Alvaro Apolinar
-
Fabricantes: CASTEL, Estevez, Sorias, Teka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse estreito hotel foi resolvido com três pequenas torres que se intercalam em três pequenos pátios com árvores e outras vegetações, isso permite, junto com os corredores ajardinados do térreo e os corredores perfurados dos andares superiores (que são atravessados pela folhagem das árvores), integrar uma paisagem tropical, oferecendo percursos memoráveis em estreita relação com a natureza, além de favorecer ventilações cruzadas e um bom isolamento acústico entre as unidades.
O edifício é alinhado em direção à sua divisa sul para se afastar e se abrir ao norte, onde resolve suas circulações e capta os ventos dominantes por meio de grandes janelas que aproveitam a iluminação natural indireta, o que se traduz em um bom conforto climático, muito apreciado nos trópicos.
Urbina 65 se insere em um bairro popular próximo à zona turística de Mazatlán, oferecendo uma experiência de hospitalidade pouco comum, cercado por pequenas casas, mas muito próximo de avenidas cheias de comércio e serviços.
Ele foi concebido como um modelo negócio ligado à comunidade, onde as pessoas que o atendem são vizinhos com quem se trabalha em conjunto por um melhor entorno, contribuindo com recursos e tempo para a melhoria do espaço público imediato, como a pavimentação das ruas, arborização e iluminação.
Depois de um ano de operação em coordenação com a comunidade, conseguimos que a Direção de Desenvolvimento Social e Bem-Estar pavimentasse a rua Tomás Urbina, pois só faltava o trecho onde se estava o imóvel.
O sistema construtivo de tijolos e concreto aparente, com sua geometria, modula todo o edifício e, em conjunto com suas ferragens, busca a inspiração do entorno imediato, criando certa integração no bairro.
Essa materialidade "crua" expressa um aconchego agradável através de suas texturas e matizes refletidos na intensa luz tropical.