-
Arquitetos: point27 Architects
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mariana Bisti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito central do projeto foi criar uma casa que abraçasse o estilo de vida mediterrâneo, onde as áreas de estar internas e externas são igualmente importantes, e celebrasse a riqueza da luz e a ludicidade das sombras sob o forte sol. Os elementos de design seguem formas e volumes muito limpos, enquanto, ao mesmo tempo, a atenção aos detalhes e às texturas dos materiais proporciona uma atmosfera poderosa, mas calma, no geral. O edifício em si forma um layout em "L", enquanto o terraço da piscina externa completa o contorno de um retângulo.
As fachadas voltadas para a rua parecem sólidas e fechadas, em direto contraste com as internas, que são totalmente envidraçadas. As aberturas exteriores são rebaixadas e protegidas por venezianas deslizantes. A textura vertical da pedra e a tonalidade da veneziana não apenas acrescentam riqueza à textura da fachada, mas também criam uma superfície uniforme. Os dois átrios internos fornecem luz natural e pontos focais visuais relaxantes, atuando programaticamente como buffers entre os diversos espaços de fluxo aberto.
Localização e contexto - Devido à topografia do local, não era permitido criar cercas extensas ao lado da via pública. Portanto, a fachada do lado da rua é muito introvertida, com aberturas mínimas para garantir privacidade. Por outro lado, a residência se abre completamente em direção ao lado da piscina, onde há uma vista panorâmica da cidade.
Organização espacial - O projeto possui um layout em "L" organizado em torno de três espaços externos: um terraço da piscina com extensas marquises em balanço e dois átrios internos com oliveiras que trazem luz natural para o interior, mantendo uma fachada exterior introvertida. O nível superior da residência é muito mais restrito em tamanho e acomoda apenas os dois quartos das crianças. No entanto, um terraço fechado completa o volume retangular, proporcionando um espaço privado externo com elementos de sombreamento que podem ser abertos e que emolduram seletivamente a vista em direção à cidade.
Escolhas de materiais - O material principal é uma pedra local bege com acabamento estriado vertical. Ela é complementada por faixas horizontais de concreto aparente e lacunas sombreadas escuras que são estrategicamente posicionadas para separar os volumes uns dos outros e do solo. A pedra estriada foi escolhida porque proporciona uma sensação tátil que é convidativa ao toque e oferece uma riqueza visual lúdica ao interagir com o forte sol mediterrâneo. O projeto aproveita a suave inclinação do local e cria uma base de concreto que é estreita do lado da rua e se torna mais robusta em direção ao lado do terraço para acomodar a profundidade da piscina. Ao mesmo tempo, as coberturas em balanço de concreto afunilam na direção oposta: enquanto começam finas do lado do terraço, tornam-se uma viga estrutural invertida robusta na fachada do lado da rua. Esse gesto contribui para fazer o volume superior parecer enganosamente menor do que o volume inferior e, assim, reduzir o impacto geral da edificação no local.