Exposição "Lina e Zé: Transgressões"

Realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Bardi, a exposição "Lina e Zé: Transgressões" acontece simultaneamente na Casa de Vidro e Teatro Oficina, de 26 de outubro a 07 de dezembro de 2024, e revela aspectos inéditos da parceria entre a arquiteta Lina Bo Bardi e o diretor teatral José Celso Martinez Correa.

Com patrocínio da Eternit, por meio da Lei Rouanet, a exposição que abre na Casa de Vidro, das 11h às 15h marca a comemoração dos 110 anos do nascimento de Lina Bo Bardi (1914 -1992) e os 40 anos do projeto de recuperação do Teatro Oficina, assinado por Lina e o arquiteto Edson Elito.

Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, biógrafo de Lina Bo Bardi, e do arquiteto Renato Anelli, a exposição é composta por desenhos, fotos, depoimentos que documentam a parceria entre Lina Bo Bardi e José Celso Martinez Correa. Tendo Danilo Garcia como assistente de curadoria, a mostra acontecerá simultaneamente na Casa de Vidro e Teatro Oficina, tendo a linguagem visual centrada em projeções de videomapping.

Exposição "Lina e Zé: Transgressões" - Imagem 3 de 3
Cortesia de Instituto Bardi

Francesco Perrotta-Bosch enfatiza que "a escolha pelo videomapping é proveniente de um desejo de retratar o movimento e a dinâmica da relação entre Lina e Zé. Por meio do videomapping, revelaremos fotos inéditas de arquivo, especialmente da peça Na Selva das Cidades, de 1969, e da concepção da sede do Teatro Oficina nos anos 1980."

Renato Anelli acrescenta que a mostra "explora o conceito de arquitetura cênica, preferido pela arquiteta ao invés de cenografia, por abranger desde a construção do espaço cênico, composto por palco e plateia, figurinos, objetos e locações de filmagens até o projeto de teatros."

Exposição "Lina e Zé: Transgressões" - Imagem 2 de 3
Na Selva das Cidades. Cortesia de Instituto Bardi

Para os curadores, a proposta do videomapping também permitiu conservar o posicionamento do mobiliário da Casa de Vidro, convergindo harmonicamente uma tecnologia atual repleta de conteúdo novo e a experiência próxima à condição original das décadas em que os Bardi residiram no Morumbi.

Serviço

Abertura na Casa de Vidro — 26 de outubro
Das 11h às 15h
Entrada gratuita

Visitação
Quinta a sábado
10h, 11h30, 14h e 15h30
Ingressos: casadevidro.byinti.com, com agendamento prévio.
Rua General Almerio de Moura, 200- Moumbi, São Paulo, SP

Abertura no Teatro Oficina — 26 de outubro
17h30

  • Título

    Exposição "Lina e Zé: Transgressões"
  • Tipo

    Exposição
  • Website

  • De

    26 de Outubro de 2024 11:00 AM
  • Até

    09 de Novembro de 2024 03:30 PM
  • Onde

    Casa de Vidro
  • Endereço

    Rua General Almerio de Moura, 200- Moumbi, São Paulo, SP

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Lina e Zé: Transgressões"" 22 Out 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1022676/exposicao-lina-e-ze-transgressoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.