-
Arquitetos: BDR bureau
- Área: 530 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Federico Farinatti
-
Fabricantes: Arredi 3N, Spazio Arredo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado com base em características tipológicas e soluções construtivas simples, essa nova pré-escola foi construída em madeira e consiste em uma série de volumes separados organizados sob um amplo telhado inclinado. O edifício proporciona um ambiente educacional aberto, onde a interconexão dos espaços e a relação entre as áreas internas e externas fazem parte de uma experiência educativa destinada a oferecer às crianças inúmeras oportunidades de descoberta. Construído em 150 dias, o edifício abrange uma área de 600 metros quadrados. Desde janeiro de 2024, ele acolhe aproximadamente 70 crianças, divididas em 2 seções de pré-escola e 1 creche. O projeto faz parte do programa de reurbanização promovido pela ABF (Fundação Andrea Bocelli) em colaboração com o Município de Macerata.
O projeto envolve a construção de uma pequena pré-escola atendendo crianças de 0 a 6 anos, como parte de uma iniciativa maior para revitalizar um complexo escolar em Macerata, no distrito de Sforzacosta, Itália. Com o objetivo de transformar as limitações contextuais - como o pequeno terreno e prazos de construção curtos - em oportunidades, o projeto do escritório BDR adere à características tipológicas e construtivas simples.
O novo edifício toma forma através de um sistema de sólidos e vazios aparentemente desconectados, ligados por um grande telhado inclinado que define a planta da escola e cria uma série de espaços limiares entre os ambientes internos e externos. A disposição de três pequenos volumes independentes e separados, que abrigam salas de aula, escritórios e instalações, cria uma sequência de espaços com formas e proporções variadas. O resultado é um sistema poroso que se integra perfeitamente ao jardim por meio de vistas oblíquas facilitadas pelas mudanças na seção do telhado. A articulação dos espaços se torna evidente em junções transitórias, onde o fluxo contínuo entre os ambientes é destacado. Dentro desses espaços "intermediários" que conectam as salas de aula, vários elementos arquitetônicos—como um portal, uma claraboia iluminando uma área de pé-direito duplo e uma coluna solitária—emergem como pontos focais, convidando à exploração e descoberta devido à sua posição e tamanho deliberados.
O edifício abriga espaços para receber famílias, crianças, professores e educadores, juntamente com um ateliê de música, um ateliê sensorial para explorar cheiros e sabores, e uma biblioteca. Dentro da mesma área, as crianças também podem compartilhar as refeições, uma vez que a instalação está equipada com uma cozinha totalmente funcional. A estrutura é feita inteiramente de madeira. As paredes dos volumes internos, assim como todo o perímetro da fachada, constituem as estruturas verticais utilizando o sistema de plataforma. A transparência das fachadas permite que o ritmo regular dos suportes verticais seja visível do exterior. O recuo da fachada, resultante da rotação dos volumes, cria generosos espaços cobertos que também contribuem para o funcionamento passivo do edifício. Construído com materiais totalmente recicláveis, o projeto tem um impacto energético quase zero.
A nova pré-escola faz parte do projeto de desenvolvimento escolar em Sforzacosta, originado de um concurso realizado em 2022. É uma das facetas de uma iniciativa liderada pela Fundação Andrea Bocelli (ABF) em colaboração com o Município de Macerata, destinada a abordar a escassez de espaços educacionais na região. O projeto, que abrange várias fases, testemunhou a conclusão da pré-escola em 2023. A próxima fase envolve a conclusão do Centro Educacional, que inclui a renovação dos edifícios da escola primária e do ginásio em 2024.