-
Arquitetos: DOMAT
- Área: 1600 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:DOMAT Limited
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Rural Yanjiang é um projeto de expansão escolar em uma vila rural em Jiangxi, China. O novo bloco escolar substituiu a antiga estrutura dilapidada para oferecer 13 salas de aula para educação primária e jardim de infância, com uma biblioteca, atendendo a 450 alunos de 5 vilas circunvizinhas.
A construção se adapta ao contexto do local, incluindo um bloco de dormitórios existente para criar múltiplos pátios, que são adaptados para educação agrícola, incentivando as crianças a retornarem para sustentar a agricultura no futuro. A estratégia de projeto enfatiza a integridade, utilizando materiais de origem local, estruturas aparentes e sistemas de drenagem para revelar a habilidade artesanal e facilitar a manutenção. Estratégias passivas são incorporadas para aproveitar o contexto natural e reduzir o consumo de energia. O projeto foi desenhado remotamente durante a COVID, sob monitoramento remoto rigoroso, com um orçamento limitado, técnicas de construção e restrições de coordenação.
As estratégias de projeto incluem:
Respeito ao contexto: A forma gera múltiplos pátios de acordo com a estrutura existente e as árvores. Usando as diferenças de nível do terreno para minimizar a escavação, playgrounds cobertos e espaço para biblioteca são projetados com amplo pé-direito.
Design ambiental passivo: O posicionamento das salas de aula de norte a sul otimiza a luz solar e a ventilação cruzada. Telhados abobadados ajudam a desviar a água da chuva para se adequar ao clima local, refrescando as salas de aula dos andares superiores no verão.
Estrutura aparente: Um simples sistema em malha organiza o edifício, com tubos de drenagem embutidos ao longo dos pilares para integração estética e facilidade de manutenção. As portas curvas suavizam o edifício e facilitam a fuga em caso de incêndio. Paredes de tijolos, de origem local, preservam a integridade da construção tornando a habilidade artesanal visível.
Incentivando interações: As paredes dos corredores incorporaram bancos. Escadas abertas e telhados planos facilitam variações de acesso e interações entre os níveis, incentivando a troca social.