-
Arquitetos: BAS, Oszurkiewicz
- Área: 997 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse edifício de habitação coletiva está situado no bairro de Chacarita, uma área que passou por uma transformação significativa em seu caráter urbano. A incorporação de estabelecimentos gastronômicos, galerias de arte, estúdios de design e centros culturais consolidou a região como um bairro emergente na cidade de Buenos Aires.
Este projeto organiza 13 apartamentos em torno de quatro pátios de diferentes hierarquias. Esses pátios desempenham um papel fundamental na iluminação e ventilação natural dos espaços habitáveis, gerando uma arquitetura de corredores semicobertos e um núcleo de circulação vertical aberto que fomenta a interação com o entorno.
As vigas invertidas de concreto aparente não apenas atuam como um elemento estrutural, mas também modulam a continuidade espacial do projeto. Essas vigas criam uma transição entre as varandas, as áreas comuns e as aberturas, velando e protegendo esses espaços das vistas diretas.
A planta livre do edifício é delimitada com áreas verdes e espaços de estacionamento. Os canteiros com plantas de sombra delimitam as circulações pedonais; no fundo do lote, um pátio com solo absorvente e vegetação massiva oferece um espaço de respiro para os vizinhos e um espaço de reunião para os moradores.
A interação entre o sólido, o vazio e o translúcido define a relação visual do edifício com a rua e os espaços internos. Os diferentes graus de permeabilidade permitem graduar a entrada de luz natural e a projeção de sombras, estabelecendo uma relação dinâmica entre os espaços comuns, os apartamentos e o entorno urbano.