-
Arquitetos: Jorgelina Tortorici & Asociados, Nicolás Lanza
- Área: 415 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alejandro Peral
-
Fabricantes: Blum, Canteras, Carpeal, DE OTRO TIEMPO, Dekton, EGGER, HYDRA, MSH, Moras Puertas, Roca, SBG, by Europe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um condomínio residencial fechado, com terrenos arborizados e casas tradicionais, o projeto se destaca como um bloco geométrico que esconde um amplo espaço vazio em seu interior. O desenho surgiu a partir da ideia de um pátio ovalado, gerando uma planta em "U" que abraça esse espaço exterior, transformando-o em interior. A partir do pátio, a casa surge.
Brinca-se com o contraste entre um exterior de linhas retas e um interior de espaços orgânicos definidos por limites de concreto e vidro.
O programa de necessidades deveria resolver uma casa que acolhesse, que se abrisse para receber seus visitantes. Enriquecer o percurso da forma mais orgânica possível, gerar distintas situações, emoldurar vistas, fundir o interno com o externo e focar na passagem foram premissas para o desenho de cada espaço.
Após passar pelo portão, encontra-se oculto o pátio ovalado, de onde se ingressa em um único grande espaço de dupla altura e de uso mais público. Com um bloco lateral sul, resolve-se o espaço de serviço.
A cozinha, o coração da casa, está localizada estrategicamente onde tudo pode ser controlado. Integrada com a sala de jantar, se articula ao restante do espaço. A sala de jogos pode se abrir para a cozinha ou manter-se isolada se for necessário privacidade.
A sala de estar, em dupla altura, se apresenta contida, flutuando entre dois exteriores, a galeria e o pátio ovalado, oferecendo vistas cruzadas muito interessantes.
A planta superior é resolvida em uma laje em "U", com uma ala para o quarto das crianças e outra para a suíte principal. O grande vazio une e transforma essa conexão em um incrível corredor. Não há corredores, há momentos, percursos, espaços que cumprem funções e também propõem algo mais do que apenas conectar lugares.
Estudou-se a insolação e os graus de privacidade desejados. Os brises de alumínio dobráveis foram utilizados para proteger a carpintaria e, na fachada frontal, para oferecer privacidade em uma fachada contínua, em alguns trechos fixa, em outros deslizante ou dobrável. Na parte de trás, para lograr uma fachada mais transparente e aberta em suas vistas, os brises se movem de acordo com a necessidade de cada espaço. A ventilação cruzada e a luz natural foram fatores considerados em cada ambiente.
Nos pisos do térreo foi utilizado Tundra Grey em todas as suas possibilidades e texturas. Um único revestimento começa no acesso e termina na piscina, sob a água, evidenciando a força de uma única decisão material. No andar superior, o piso de carvalho proporciona aconchego e calor ao toque, necessários para ser percorrido descalço. O porão, de uso livre, recebe luz natural e ventilação através de claraboias projetadas sob medida.
O concreto é o material característico de nossas casas, em sua estrutura e sua identidade. Sem suas possibilidades estruturais, combinadas com o aço, nossas espacialidades não seriam possíveis.
"Oval" é uma desculpa para explorar o lado plástico do concreto. A curva foi o elemento que se arrastou desde as grandes decisões até os detalhes mais pequenos, atravessados por essa geometria que nos cativou. Somos apaixonados pelos detalhes, projetamos absolutamente tudo. O mobiliário e a paleta de materiais que compõem esta obra foram resultado de um trabalho minucioso do estúdio.