-
Arquitetos: AISENSON Arquitectos, ODA New York
- Área: 27000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografías:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: CASCIO Y CIA, ELEFANTE REAL, EUROSTONE, Patagonia, Schindler , WOODHARD SA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício existente, destinado exclusivamente a garagem para veículos, gerava uma forte interrupção no uso e no percurso pedonal entre a movimentada e histórica Praça Holanda e as áreas do Hipódromo e Campo de Polo, que, com suas amplas calçadas, continuam o passeio em direção ao norte da Cidade de Buenos Aires.
Diante da descontinuidade do Parque Urbano, a modificação do edifício é uma oportunidade para dotar a Cidade de um polo paisagístico, educativo e turístico que seja um ponto de atração para a área. Por esse motivo, propomos construir um Edifício Paisagem que funcione como um articulador entre diferentes pontos de atração urbana nas proximidades do novo Paseo Gigena. Para alcançar esse objetivo, foi projetado um percurso pedonal que começa, ou termina, em Marcelino Freyre e nas vias do FCBM e termina, ou começa, em frente ao encontro das avenidas Dorrego e Del Libertador.
Os dois trechos pedonais convergem no nível atual do terraço, a partir do qual o percurso paisagístico se desdobra em um Parque Público Elevado, com equipamentos urbanos e áreas para diversos usos, entre os quais se destaca um percurso educativo. O Parque possui visuais públicas e abertas para o Rio da Prata, a Cidade, o Hipódromo e os Bosques de Palermo, proporcionando a Buenos Aires um equipamento de uso público de novo tipo.
Na nova cobertura, a superfície de uso público, os caminhos, a área verde e a paisagem reservada somam cerca de 7.000 m², equivalente a 70% da área do edifício, objetivo expresso nas Bases de Licitação: “aumento dos espaços livres na parcela com o objetivo de contribuir para a valorização paisagística do Parque 3 de fevereiro, desde que não afete a conformação integral do edifício existente.” O novo edifício gera maior vitalidade urbana, amplia o polo gastronômico da área, oferece amplos espaços de trabalho e uma paisagem baseada na flora nativa, promovendo um novo ambiente de biodiversidade: o Parque dentro do Parque.