Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa RA está localizada em uma área privilegiada da cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Possui área de 800m2 em terreno de 5000m2 e está imersa numa floresta, às margens do Rio Piraí. Esta casa está inserida num terreno em declive e cuja premissa principal consistiu na preservação de todas as árvores existentes no local.
A casa é morfologicamente composta por dois volumes que seguem a mesma orientação e são colocados um sobre o outro ligeiramente deslocados, criando assim uma saliência numa das suas fachadas. A fachada principal (noroeste) fecha-se para a entrada e a fachada posterior (sudeste) abre-se para o rio e para a floresta, gerando uma sensação de abertura e excelentes vistas para a cidade.
O volume superior é uma caixa metálica que varia do opaco ao transparente dependendo dos níveis de intimidade e composição formal. Os painéis de aço microperfurado filtram a luz e marcam a transição com o exterior através de terraços verdes que ajudam a evitar o aquecimento nos ambientes inferiores. O volume inferior é elevado acima do solo graças a uma base que gera esta intenção, portanto dependendo do ângulo veremos a casa assentada no solo ou projetando-se como um bloco.
A zona social está separada da zona privada, por estar em pisos diferentes não há interrupção da privacidade. Os espaços sociais do piso térreo fluem livremente de forma linear e conectam-se diretamente com o ambiente natural através das divisórias de vidro. Entre a garagem e as áreas sociais encontra-se a área de serviço encerrada num volume metálico preto que ventila através de um pátio interior.
A modulação é o que rege a abordagem da estrutura, a distribuição das paredes e a modulação da carpintaria envidraçada, gerando harmonia e fluidez no projeto através de cada um dos seus ambientes. Os materiais utilizados são bastante puros, concreto aparente, aço, painéis de madeira ripada no interior da casa, painéis de vidro do chão ao teto, entre outros.