Exposição "Carmen Portinho: pioneira do urbanismo no Brasil"

A mostra “Carmen Portinho: pioneira do urbanismo no Brasil” apresenta série de fotos, desenhos e fac-símiles que destacam o protagonismo de Carmen Velasco Portinho nas propostas e programas no campo da arquitetura e do urbanismo moderno nacional. A exposição está instalada no 5º andar do Edifício Jorge Machado Moreira, na Cidade Universitária. A abertura ocorre nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 10h.

Os visitantes poderão conferir projetos de arquitetos renomados, desenvolvidos sob a direta supervisão de Carmen, conforme princípios que considerava inalienáveis: bem-estar social, melhores condições habitacionais, uma cidade justa e, em especial, a independência feminina. “A exposição é um tributo a uma mulher que, à frente de seu tempo, influenciou o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e o urbanismo nacional de forma significativa”, destaca a presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RJ), Marcela Abla.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) da UFRJ, Andres Passaro, explica que o fundo Carmen Portinho, sob a guarda do NPD desde finais do século XX, é fonte primaria importantíssima com cartas, fotografias, recortes de jornais e desenhos que nos levam a revisitar a cada momento a história urbanística da cidade do Rio de Janeiro. “Esta exposição é uma pequena amostra que nos revela a figura que estava por trás de muitos destes acontecimentos”, afirma Passaro.

Carmen Portinho liderou diversos projetos relevantes na cidade do Rio de Janeiro. Ela transformou também a política habitacional nacional através de seu trabalho como diretora do Departamento de Habitação Popular (DHP), onde desempenhou papel crucial para a implantação de conjuntos residenciais na capital fluminense. O legado construído por Carmen lhe rendeu, em 2022, o título de patronesse do urbanismo brasileiro.

Para além da valorização da cultura arquitetônica e urbanística do Rio de Janeiro, a presidente do IAB RJ destaca que a exposição busca dar visibilidade à Carmen Portinho, cuja trajetória profissional, por vezes esquecida e subvalorizada, reveste-se de extrema relevância até os dias atuais. “Nosso objetivo é ampliar o debate acerca do papel de Carmen Portinho, valorizando sua trajetória para as futuras gerações, ressaltando a relevância documental e o acervo físico da arquitetura moderna, que precisa ser preservado”, defende Marcela.

Com organização do NPD e do IAB RJ, a mostra tem curadoria da arquiteta e urbanista Marcela Abla e conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e apoio do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio), da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab-RJ) e do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (Prourb) da UFRJ.

Serviço
Carmen Portinho: pioneira do urbanismo no Brasil
Abertura da exposição: 18 de outubro
Horário: a partir das 10h
Local: 5° andar do Edifício Jorge Machado Moreira
Endereço: Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Entrada gratuita

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Carmen Portinho: pioneira do urbanismo no Brasil"" 22 Out 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1022729/exposicao-carmen-portinho-pioneira-do-urbanismo-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.