A mostra “Carmen Portinho: pioneira do urbanismo no Brasil” apresenta série de fotos, desenhos e fac-símiles que destacam o protagonismo de Carmen Velasco Portinho nas propostas e programas no campo da arquitetura e do urbanismo moderno nacional. A exposição está instalada no 5º andar do Edifício Jorge Machado Moreira, na Cidade Universitária. A abertura ocorre nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 10h.
Os visitantes poderão conferir projetos de arquitetos renomados, desenvolvidos sob a direta supervisão de Carmen, conforme princípios que considerava inalienáveis: bem-estar social, melhores condições habitacionais, uma cidade justa e, em especial, a independência feminina. “A exposição é um tributo a uma mulher que, à frente de seu tempo, influenciou o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e o urbanismo nacional de forma significativa”, destaca a presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RJ), Marcela Abla.
O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) da UFRJ, Andres Passaro, explica que o fundo Carmen Portinho, sob a guarda do NPD desde finais do século XX, é fonte primaria importantíssima com cartas, fotografias, recortes de jornais e desenhos que nos levam a revisitar a cada momento a história urbanística da cidade do Rio de Janeiro. “Esta exposição é uma pequena amostra que nos revela a figura que estava por trás de muitos destes acontecimentos”, afirma Passaro.
Carmen Portinho liderou diversos projetos relevantes na cidade do Rio de Janeiro. Ela transformou também a política habitacional nacional através de seu trabalho como diretora do Departamento de Habitação Popular (DHP), onde desempenhou papel crucial para a implantação de conjuntos residenciais na capital fluminense. O legado construído por Carmen lhe rendeu, em 2022, o título de patronesse do urbanismo brasileiro.
Para além da valorização da cultura arquitetônica e urbanística do Rio de Janeiro, a presidente do IAB RJ destaca que a exposição busca dar visibilidade à Carmen Portinho, cuja trajetória profissional, por vezes esquecida e subvalorizada, reveste-se de extrema relevância até os dias atuais. “Nosso objetivo é ampliar o debate acerca do papel de Carmen Portinho, valorizando sua trajetória para as futuras gerações, ressaltando a relevância documental e o acervo físico da arquitetura moderna, que precisa ser preservado”, defende Marcela.
Com organização do NPD e do IAB RJ, a mostra tem curadoria da arquiteta e urbanista Marcela Abla e conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e apoio do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio), da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab-RJ) e do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (Prourb) da UFRJ.
Serviço
Carmen Portinho: pioneira do urbanismo no Brasil
Abertura da exposição: 18 de outubro
Horário: a partir das 10h
Local: 5° andar do Edifício Jorge Machado Moreira
Endereço: Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Entrada gratuita
Título
Exposição "Carmen Portinho: pioneira do urbanismo no Brasil"Tipo
ExposiçãoOrganizadores
De
18 de Outubro de 2024 10:00 AMAté
31 de Março de 2025 05:26 PMOnde
Edifício Jorge Machado MoreiraEndereço