-
Arquitetos: Fahed+Architects
- Área: 800 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nayan Krishna, Ram Naresh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração de Kochi, em Kerala, Índia - o TAPAS é um prédio de apartamentos privado que oferece um refúgio tranquilo da vida urbana. O nome "TAPAS" vem da palavra sânscrita तपस्, que se refere a uma variedade de práticas espirituais austeras, enfatizando a autodisciplina, a reflexão e a atenção plena. Este conceito serve como a base do projeto, onde a arquitetura promove um ambiente sereno que incentiva os residentes a adotarem uma maneira de viver mais lenta e consciente. Aninhado entre seu entorno natural e a forma construída, o TAPAS combina harmoniosamente simplicidade, natureza e artesanato. O edifício é composto por seis apartamentos distribuídos em Térreo+3 com um espaço de coworking no térreo.
O TAPAS foi criado com a intenção de abraçar o conceito de uma vida lenta, que vê a arquitetura como um meio de conexão e atenção plena. A ideia por trás do projeto é criar uma atmosfera calma que ajuda os residentes a se sentirem mais conectados ao seu entorno e à natureza. O projeto, que se inspira nas sutilezas da vida diária, é totalmente voltado para criar interações significativas entre pessoas, espaço e natureza, ao mesmo tempo em que enfatiza a simplicidade e o artesanato.
Uma linguagem arquitetônica simples e honesta é refletida no uso de materiais brutos, como tijolo e concreto aparente. A estrutura incentiva as pessoas a viverem no seu próprio tempo e notarem as sutis harmonias entre o entorno natural e a forma construída, assim como as texturas e a luz. Os limites entre a vida interna e externa são suavizados por grandes janelas, uma abundância de vegetação e áreas ao ar livre, que promovem uma atmosfera pacífica e reflexiva.
Como qualquer grande projeto arquitetônico, o TAPAS teve suas dificuldades. Dado o ambiente urbano, houve desafios em maximizar a luz natural e a ventilação sem sacrificar a privacidade. Além de garantir que a vegetação não comprometesse a integridade estrutural do edifício, a equipe de projeto também teve que considerar cuidadosamente como incorporar a vegetação que se estende da fachada do edifício, mantendo a suavidade visual desejada.
Tijolo e concreto aparente são os principais materiais de construção do TAPAS. Esses materiais foram escolhidos por sua durabilidade e sustentabilidade, além de seu apelo estético. O edifício ganha profundidade com os tijolos meticulosamente sobrepostos que formam uma fachada texturizada, quase tátil. Grandes janelas bem posicionadas permitem a entrada de muita luz natural, realçando o trabalho dinâmico com tijolo em todo o interior. Os métodos de construção utilizados demonstram uma forte dedicação ao artesanato, como se vê na colocação meticulosa e precisa de cada tijolo. As áreas de estar se expandem para fora com os grandes beirais que cobrem as varandas e pátios, trazendo a natureza para dentro da arquitetura. A adição de vegetação em cascata mantém um equilíbrio harmonioso entre os ambientes natural e construído, suavizando as bordas mais rígidas do edifício.
Além disso, áreas comuns com uma forte conexão com a natureza, como pátios e corredores ao ar livre, ajudam os residentes a sentirem um senso de comunidade. O uso deliberado de ar, luz e vegetação melhora a experiência espacial geral, criando um ambiente que é, ao mesmo tempo, pacífico e harmonioso com seu entorno.