-
Arquitetos: Arti Design Studio
- Área: 568 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mario Wibowo
-
Fabricantes: Arturo Unique Flooring, Batagapit, Daikin, Dekkson Lock, Dulux, Infiniti, Jaya Board, Kohler, Magnus Aluminium, Milan Ecowood, Owens Corning, Reywood, Sawdust Furniture, Sehati, Simon, Skayu, Toto, Tuscany Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado por uma filosofia global de conforto, segurança e tranquilidade, nosso projeto incorpora múltiplos terraços para que a natureza se integre ao lar. A proposta é trazer o verde dos quintais, comuns nas casas do Sudeste Asiático onde as famílias passam o tempo juntas, para os terraços de cada residência. Esses espaços abertos no alto oferecem aos moradores um local para atividades ao ar livre, com vistas privilegiadas e uma conexão mais intensa com o ambiente natural.
O espaço semi-público no terraço, chamado “Ombak”, que significa "ondas do oceano" em Bahasa, inspira as formas onduladas que mitigam o efeito de ilhas de calor e criam um microclima passivo e confortável abaixo. Essa abordagem dupla ajuda a definir uma identidade voltada para a vida urbana sustentável, transferindo o conceito de quintal para o alto do edifício e fortalecendo o senso de comunidade entre os moradores. Cada terraço é cuidadosamente projetado conforme a orientação do sol, com curvas que lembram ondas, oferecendo sombra e simbolizando a presença de áreas públicas em toda a residência.
O espaço sombreado no terraço ajuda a reduzir o calor dentro da casa, proporcionando mais conforto e diminuindo a necessidade de ar-condicionado e luz artificial. Dessa forma, promove-se uma vida sustentável com foco em um futuro melhor.
A vantagem dos espaços abertos transforma essas residências em mais do que um lugar para viver: elas se tornam um símbolo de sustentabilidade, integrando elementos naturais, sociais, ambientais e voltados para o futuro. Com isso, as casas se alinham ao conceito global da Arti de promover um diálogo para o futuro, contribuindo para um mundo melhor.