-
Arquitetos: Nidus
- Área: 100 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Volker Conradus
-
Fabricantes: Dornbracht, Aldoo Jacober for Bazzani, FSB Franz Schneider Brakel, LUMİNA, Mawa Design, Nidus Objects, Winckelmans
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa casa de tijolos na Frísia Oriental, construída na década de 1960 como uma residência para trabalhadores rurais, consiste em uma casa principal e um pequeno celeiro. Ela foi construída seguindo um plano padronizado, refletindo os desenvolvimentos de habitação em massa da Alemanha pós-guerra.
Projetada para atender a amplas necessidades habitacionais, a casa foi construída de forma simples com materiais locais, como tijolos vermelhos. Esse tipo de residência autossuficiente moldou a paisagem cultural do norte da Alemanha na década de 1960. Quando descobrimos a casa em 2020, grande parte de sua simplicidade original havia sido perdida devido a renovações modernas—extensões de telhado de plástico, persianas e janelas pintadas distorceram sua aparência.
A casa foi projetada para se tornar um refúgio de fim de semana. Em vez de fazer mudanças radicais, optamos por preservar seu exterior modesto e destacar o sutil artesanato local. Juntamente com artesãos locais, restauramos a casa à sua beleza simples e original. Os detalhes refinados do telhado são um ótimo exemplo de nossa abordagem sutil. Hoje, a casa se integra perfeitamente à paisagem de campos, pradarias e à duna do Parque Nacional do Mar de Wadden.
O interior reflete a mesma atmosfera minimalista, com materiais como madeira, gesso caiado e móveis dos anos 60 e 70. Projetamos um pequeno armário inspirado neste projeto, capturando a essência da casa—um pequeno baú do tesouro, muito parecido com a própria casa.