-
Arquitetos: Quadrat Estudio
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mariela Apollonio
-
Fabricantes: Maora Ceramica, Sanycces
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa entre empenas situada em uma sequência de terrenos estreitos e profundos do antigo bairro operário de Foios, Espanha, que pretende recuperar o caráter das habitações tradicionais do entorno existente, igualando-se em altura, forma e material às suas vizinhas. Longe de ser um elemento estranho, passa a fazer parte do conjunto urbano, sem estridências. Propomos uma arquitetura em que as qualidades de privacidade, luz e espaço permitem que a casa seja utilizada em toda a sua extensão, aproveitando ao máximo a forma do terreno. O mobiliário define o espaço e, sem chegar a tocar o teto, nos guia através dos diferentes ambientes. A escada, contida em um volume iluminado zenitalmente, articula a zona central e conecta os diferentes níveis da habitação. Por último, um pátio nos separa da edificação contígua e enche a casa de luz.
Os materiais utilizados tendem à imperfeição das coisas feitas à mão e respondem a uma estratégia lógica de aproveitamento da indústria de tijolos da vila. O uso de peças de barro de diferentes formatos atende às necessidades construtivas da casa. A cerâmica é utilizada como pavimento exterior e, em outras ocasiões, utilizando um formato de peça mais alongado, forma o beiral. O tijolo maciço utilizado como coroamento das divisórias internas também aparece na fachada. Colocado em posição vertical e aumentando a proporção das juntas, mostra sua condição não estrutural.
A areia, junto com cimento branco utilizado para o rejunte das peças de barro, tanto nas superfícies verticais quanto nos pavimentos, segue para o exterior dando lugar ao revestimento da fachada, imperfeito, artesanal, próprio desta obra. Uma casa simples que merece ser bem vivida.