-
Arquitetos: Atelier Sunder-Plassmann, Schnell&co architekur
- Ano: 2024
-
Fotografias:Mikael Blomfelt
Descrição enviada pela equipe de projeto. O aichermagazin é um pavilhão temporário construído em madeira e pintado de preto - uma estrutura cúbica simples elevada sobre pilares esbeltos. Envolto por uma pérgola em todos os seus lados, abriga um pequeno espaço de exposição. O piso e o teto são construídos como uma grade aberta, permitindo que o vento passe através deles. Não há entrada, não há porta, não há horários de funcionamento. Está sempre aberto, para todos - por um certo período de tempo.
Originalmente concebido e instalado na primavera de 2022 em Isny im Allgäu, o aichermagazin apresentou uma exposição sobre o designer Otl Aicher e a identidade corporativa que ele criou para Isny na década de 1970: um retrato da cidade, da paisagem e da cultura, representado em uma série de 136 ícones e ilustrado em preto e branco. Exibida em espaço público e ao ar livre, a exposição "isnyaicher22" atraiu um grande público ao longo dos meses de verão dos dois anos seguintes. No final de 2023, o volume em Isny foi finalmente desmontado e o material armazenado. Em 2024, por ocasião da Landesgartenschau Baden-Württemberg em Wangen, surgiu a oportunidade de dar uma segunda vida ao aichermagazin. O volume foi reconstruído nos campos ao longo do rio Argen renaturalizado, tendo como pano de fundo o exuberante morro coberto de vegetação, e cercado por duas grandes árvores.
Ajustes e adições foram feitos ao projeto para acomodar a nova localização: uma plataforma, um jardim e uma passarela alongada complementam o cubo de forma lúdica, ancorando o aichermagazin ao novo entorno. Como uma paisagem topográfica, livre de sequências didáticas e direções, os elementos se revelam através da exploração: caminhar, sentar, observar e ouvir. Após a mudança de localização, a própria exposição também foi reformulada e reestruturada. Os ícones foram reorganizados e ligados a histórias contemporâneas, contadas por especialistas locais. Historiadores locais, biólogos, jardineiros, agricultores e pesquisadores climáticos apresentaram projeto atuais, ecológicos e experimentais implementados na região do Allgäu. A exposição é acessível por meio de contribuições em áudio, depoimentos e texto.