-
Arquitetos: CoDA Arquitetura
- Área: 133 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Julia Tótoli
-
Fabricantes: Alexandre, Atual móveis planejados, Casa do Vidro, Erinox, Fábio, Proatec, Progelar, Roger Concreto Restaurações, Só Telas, Unicaflex, WE Carpintaria e marcenaria, WS marmoraria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Oriente é a sexta intervenção do escritório em um edifício projetado por Marcílio Mendes Ferreira, um dos arquitetos que mais contribuiu para a construção dos icônicos blocos de superquadra do Plano Piloto de Brasília entre as décadas de 1970 e 80.
A proposta do projeto teve como princípios norteadores a conservação e valorização dos elementos pré-existentes como as esquadrias corrediças de aço pintado, os brises de concreto e os cobogós, bem como a incorporação do imaginário nipo-brasileiro estimado pelos clientes.
A cozinha do apartamento foi completamente reformulada, integrando-se à área social por meio de esquadrias de correr cujo desenho reproduz as linhas das janelas originais do edifício. O emprego de portas corrediças por todo o projeto remete às divisórias japonesas "shoji", de papel vegetal, aqui substituído por vidros opacos.
A demolição da parede entre a sala de estar e a cozinha revelou um pilar em concreto que foi empregado na construção da mesa de jantar: duas prateleiras e uma viga em concreto emolduram e sustentam o tampo de madeira maciça trazido pelos clientes de sua morada anterior.
O novo desenho da cozinha se estende até a fachada posterior, onde uma parede de cobogós originais foi exposta. Outro elemento recuperado foi o piso original em Ipê, que aos ser lixado recuperou sua tonalidade mista natural. A paleta clara, com poucas cores, materiais naturais e texturas, invoca uma atmosfera de bem estar e tranquilidade.
Ao longo do processo projetual, os clientes estiveram em Kyoto, de onde enviaram diversas referências do que viam pela cidade. As ripas de madeira com iluminação indireta que se estendem pelo corredor foram fruto dessa troca de inspirações.
Da Brasília modernista de Marcílio ao design japonês contemporâneo, o Apartamento Oriente equilibra-se entre dois mundos distantes, uma homenagem às viagens e vivências dos moradores.