-
Arquitetos: Fábio Ferreira Neves
- Área: 185 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:David Pereira
-
Fabricantes: Adico, BORA, Boa Safra, Bosch, CS Coelho da Silva, Gealan, J. Pinto Leitão, Jular, LOGOS, Roca, Saint-Gobain Weber, Ziya Concept
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Aldeia do Meco situa-se a sul da Área Metropolitana de Lisboa, em Portugal. A sua proximidade com as praias levou a uma rápida mudança nas últimas décadas e esta aldeia rural, caracterizada por construções baixas e tradicionais, transformou-se num destino de férias. Esta mudança reflectiu-se na construção de grandes empreendimentos fora de escala no início dos anos 80. A Casa no Meco é uma moradia unifamiliar situada precisamente ao lado destes edifícios e a sua massiva envolvente lançou as bases para o novo projeto.
O desejo do proprietário foi claro: substituir a casa original onde cresceu por uma semelhante, estrategicamente colocada para evitar a exposição directa aos vizinhos. Propôs-se um edifício simples com uma cobertura de duas águas, respeitando a identidade da aldeia e a forma longitudinal do lote. Em termos de programa, o projecto divide-se em dois grupos claros. Do lado nascente da linha de cumeeira, estão os espaços de apoio – casas de banho, closets, arrumos e cozinha – e as fachadas são compostas por pequenas aberturas que garantem privacidade e um maior controlo acústico em relação à via pública de acesso. A poente, os espaços principais – sala, escritório e quartos – abrem-se gradualmente para o jardim através de grandes janelas de sacada, cobertas com portadas exteriores de madeira.
Os materiais e as soluções constructivas seguem a tradição local e remetem para imagens bem conhecidas das aldeias mediterrâneas. A geometria clara da Casa no Meco é realçada através da extensa cobertura inclinada que contrasta com as paredes brancas e as suas portadas de madeira. No interior, o equilíbrio entre os mosaicos hidráulicos e o soalho de madeira explora a luz natural de forma estratégica, separando claramente o que é privado e o que é comum à vida quotidiana. É entre a rua e o novo edifício principal que se desenvolve uma "linha de pedra" para unificar todo o conjunto, que liga a zona de estacionamento a um novo volume técnico, numa clara alusão à casa do forno original. Este pequeno acrescento desempenha um papel complementar em todo o complexo e contém a cozinha exterior com a sua churrasqueira, todo o equipamento técnico e os arrumos do jardim.
É através de uma abordagem contemporânea de subtração no edifício principal, que se contorna o envolvente indesejável e se explora a exposição solar privilegiada. A manipulação dos diferentes pés-direitos, garantem gradualmente momentos de tensão de acordo com a importância de cada espaço. A Casa no Meco é um exemplo de como a arquitetura mediterrânica tradicional pode ser reformulada para acomodar estilos de vida contemporâneos.